O Melhor da Gastronomia Mexicana .

O Melhor da Gastronomia Mexicana .

É   impossível ir ao México e não desfrutar de sua culinária. Além de uma comida muito saborosa, rica em aromas, cores, temperos, e muita pimenta, é claro, o turista precisa se preparar para comer muito! Para você ter uma ideia, nossa equipe levava cerca de duas horas em cada refeição, no almoço e no jantar, para desfrutar de todos os pratos que nos eram oferecidos nos melhores restaurantes de Guanajuato: da entrada à  sobremesa existe um longo e saboroso percurso.

É interessante ressaltar que , no país mexicano, a refeição é mais que um momento para “comer algo” ou saciar a fome. É o caminho inverso da ideologa fast food, pois a comida é um verdadeiro ritual: são momentos, sem muita pressa.

Então, para conhecer um pouquinho mais sobre toda essa riqueza gastronômica, acompanhe abaixo o nosso pequeno roteiro voltado para quem tem interesse em viajar por Guanajuato.


O Melhor da Gastronomia Mexicana – Café da manhã  

O café da manhã é bastante reforçado. Nos hoteis o turista se vê diante de um buffet caprichado, com pratos doces e salgados. Está acostumado com café e um pão francês?! Saiba que por lá nada é básico. Um boa pedida são as quesadillas, uma massa feita de milho em que você escolhe o recheio. Elas costumam vir   acompanhadas de feijão (isso mesmo, feijão no café da manhã). Mexido de ovos com presunto, tortas, panquecas e massas diversas também costumam ser consumidas nas primeiras horas da manhã. Abaixo, o café da manhã no Hotel Império de los Angeles, em São Miguel Allende.

Gastronomia Mexicana –  Tacos e Chiles  

Nunca saboreou a autêntica comida mexicana? Então comece pelos tacos. É uma boa porta de entrada. A aparência e o sabor são muito diferentes daqueles consumidos nos restaurantes de comida “mexicana” no Brasil. É um prato muito bem servido em que o turista come uma massa recheada com carne (bastante suculenta), acompanhada de feijão e um purê de abacate (guacamole). Se você tem o hábito de comer pouco, é recomendável dividir o prato com outro colega de viagem. Apenas uma observação cultural: os tacos você come com as duas mãos e não de garfo e faca. Como é um prato clássico no México, você encontra em qualquer lugar.

Tacos no Restaurante Los Milagros, em São Miguel Allende. Além de boa comida, o recinto oferece música ao vivo na hora do almoço. Decoração e ambiente tipicamente mexicano. Um local para se degustar boa comida e apreciar o ambiente.

Acha que chile é “apenas” um país?! Pois bem, no México são pimentões. E lá eles são consumidos com recheio (com carne e molhos diversos). Outro prato clássico que o turista não pode deixar de experimentar! Nota 10!

Guarniõees    

Antes das entradas propriamente ditas, os restaurantes costumam oferecer petiscos como cortesia. Geralmente são oferecidos pães com molho de pimenta (esses molhos são diversos e quando um mexicano dizer “pica” tenha a certeza que a pimenta é bastante forte e é melhor não exagerar).

Outros pratos saborosos, que você encontra no Restaurante Los Milagros:

Entradas  

Para as entradas, recomendamos saladas mais leves, de forma que você possa “guardar espaço” para os platos fuertes (refeiõees principais). Também existem sopas diversas, de diversos sabores, para todos os gostos.

Mariscos  

Os mariscos mexicanos são um espetáculo de sabores. Ganham destaque os pratos feitos com camarão empanado e molhos diversos. Sem dúvida, os melhores pratos provados por nossa equipe ( e aprovados por unanimidade). Até quem não gosta de camarão pode apreciar esses pratos. Salmão também é uma boa pedida. É um prato leve e muito saboroso (recomendável para quem exagerou em algum prato na hora do almoço e quer rebater a refeição com algo mais leve depois).

Aqui estão algumas refeiõees recomendadas em nosso tour gastronômico. Elas fazem parte do cardápio do  Restaurante Casa Valadez,  localizado em  Guanajuato.

Aguachile de camarão

Ceviche de camarão

Tortilla de jicama ( você enrola essa massa fina no camarão empanado. A combinação da carne do molho e da massa são uma delà­cia. Sem dúvida, um dos melhores prato.

Para quem aprecia doces, vamos deixá-los na companhia da foto abaixo). A sobremesa foi preparada especialmente por um chef, após almoçarmos em um vinhedo em Dolores Hifalgo (tema do próximo post).

Chapolin  

Você sabe o que é Chapolin?! No México, além do famoso personagem da TV, é pura gastronomia… Isso mesmo, os mexicanos comem grilos (sim, o bichinho verde). O “aperitivo” é consumido com uma pinga tà­pica chamada Mazcal.

O sabor é um pouco exótico, mas quem não quer se arriscar tanto e mesmo assim tem curiosidade de experimentar o bichinho, recomendamos os chocolates recheados de Chapolin que são comercializados na cidade de Guanajuato. Existem chocolaterias que vendem dezenas de sabores. O de chapolin, por incrà­vel que pareça, é bastante gostoso e se ninguém te avisar, você nunca desconfia que está comendo um bichinho ( na verdade é bem crocante). Recomendável aos corajosos!

Mais informações sobre turismo em Guanajuato, confira os perfis oficiais da Secretaria de Turismo local (promotora desta expedição de blogueiros) nas redes sociais:

Espanhol:

Instagram:

@guanajuato_mex

Twitter:

@GuanajuatoMex

Facebook: GuanajuatoMexico

Português :

Facebook: GuanajuatoPortugues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *