Considerado um dos passeios mais lindos do Mundo, o passeio pela Bernina Express é bastante famoso pelo seu trajeto deslumbrante e rico em belezas naturais, uma paisagem mais linda que a outra.

Em nossa última viagem para a Europa, quando estávamos na Itália, mais especificamente em Milão, resolvemos fazer um bate e volta na Suíça (St Moritz) através do BERNINA EXPRESS!

É um passeio que recomendamos você colocar em seu roteiro, a paisagem é de tirar o fôlego, um local mais lindo que o outro!

O passeio Berlina Express pode ser feito de várias maneiras:

Você pode ir e voltar no mesmo dia ou você pode ficar um ou mais dias na Suíça, caso queira aproveitar.

Como nosso tempo era curto em Milão, tivemos que optar em ir e voltar no mesmo dia, foi cansativo, porém maravilhoso.

Fizemos o trajeto no inverno, a paisagem era realmente linda, com neve, lagos congelados, uma ótima opção para você que esta na Itália e quer conhecer a neve ou até mesmo ir esquiar, porém se estiver indo em qualquer outra época do ano, também recomendamos o passeio, a paisagem não é bonita somente no inverno.

Como chegar até St. Moritz?

Nós saímos de Milão da Estação Central e fomos até a cidade de Tirano. De Tirano compramos o Bernina Express até a Cidade de St Moritz, na Suíça.

Resumindo, compramos dois trechos:

Milão para Tirano

Tirano para St Moritz

Saindo de Milão:

Saímos da Estação central no primeiro trem disponível até a cidade de TIRANO, as 6:20 da manhã, para conseguirmos pegar o Bernina Express!

O trem faz algumas paradas durante esse trajeto, por isso preste bastante atenção em qual estação você tem que descer! O percurso de Milão até Tirano demorou aproximadamente duas horas e meia.

Lembre-se de guardar o Ticket do trem durante todo percurso, pode ser solicitado a qualquer momento.

Chegando em Tirano

Descemos na estação de Tirano, que por sinal é bem pequena, porém, o trem que vai até St Moritz não passa no mesmo local, e sim ao lado, literalmente 2 minutos andando!

Você vai sair da estação e ao seu lado esquerdo já estará a estação da Bernina.

Importante: Fique atento ao horário de chegada e partida do próximo trem.

Chegamos em Tirano mais ou menos ás 9:00 horas da manhã, e nosso trem sairia para St Moritz as 10:06, então o tempo foi tranquilo para chegar na cidade e poder tomar um café próximo a estação e caso acontecesse algum atraso, teríamos uma hora para isso.

De Tirano até St Moritz:

O percurso demora aproximadamente 2 horas. Lembrando que o trem também faz algumas paradas, por isso preste bastante atenção em qual estação descer.

Nosso Trajeto com a Bernina Express:

trem pelos alpes suiços

Aproveite todo caminho para ficar admirando a paisagem! É encantadora! Pontes, Lagos, Montanhas, parece cena de filme!

Bernina Express passando pelo lago St. Moritz

Bernina Express panorâmica St. Moritz

Bernina Express trem por St. Moritz

trem em St. Moritz do Bernina Express

Bernina Express passeio St. Moritz to Lugano

 

Tivemos a sorte de estar com bastante neve, deixando a paisagem ainda mais encantadora.

 

Chegando em St Moritz:

Ficaríamos aproximadamente 3 horas na cidade, o que foi ótimo, deu para conhecer um pouco da cidade, tomar um bom chocolate quente Suiço, almoçar em excelente restaurante e depois retornar para Tirano e Milão.

Seu passeio vai depender de você, se tiver mais tempo uma dica nossa é poder dormir na cidade e voltar no outro dia, para poder aproveitar com mais calma, mas lembre-se que por lá a hospedagem e alimentação é um pouco mais cara que na Itália por exemplo, mas se você gosta de esquiar, pode ser bem interessante passar um ou mais dias por lá e poder aproveitar os arredores.

view de St. Moritz no bernina express

O Frio na Suíça:

Como qualquer outro local que tenha Neve, é sempre bom você ir bem agasalhado. Nós achamos que passaríamos mais frio, porém, estando com a roupa certa, foi muito tranquilo. A temperatura estava em torno de -4/-6 Graus e nevando muito.

 

Voltando para Tirano:

Depois de aproveitar a cidade, é hora de voltar, infelizmente! O trajeto será a mesma coisa:

St Moritz – Tirano e depois Tirano- Milão

Uma dica importante:

Nosso trem chegaria em Tirano aproximadamente as 17:00 horas, compramos o próximo para Milão as 19:30

Tinha algum horário antes? Até tinha, mas sempre gostamos de deixar um tempo maior, para nao correr risco de acontecer algum imprevisto e perdemos a conexão e foi exatamente o que aconteceu:

Como estava nevando muito na região de St Moritz,nosso trem sofreu um pequeno atraso. Uma parte da estrada estava parada e tivemos que fazer o percurso de Ônibus, o que fez atrasar, mas por sorte ainda conseguimos chegar a tempo de pegar o trem na estação de Tirano para Milão.

É sempre muito importante ficar atento a esses imprevistos, que infelizmente podem acontecer.

 

Quanto pagamos em cada passagem:

Bom, a parte mais importante!

De Milão até Tirano, pagamos aproximadamente €11,50 Euros o trecho, por pessoa, ou seja €23 euros por pessoa Ida e Volta.

De Tirano até St Moritz, pela Bernina Express, em Trem Panorâmico, que é pouca coisa mais caro, pagamos aproximadamente  Fr 32 Franco Suíço o trecho por pessoa, ou seja, ida e volta ficou  Fr 64 Franco Suíço.

 

Onde comprar os Tickets da Bernina Express:

De Milão para Tirano compramos pela  RAIL EUROPE

De Tirano para St Moritz compramos pela RHAETIAN RAILWAY – Bernina Express 

(Mas preste bastante atenção na hora de comprar, o nosso ticket era de Ida e Volta, pela BERNINA EXPRESS – Panoramic, porque optamos por comprar o trem panorâmico.

 

Valeu a Pena?

Sem dúvidas nenhuma! Com certeza se tivermos oportunidade, faremos novamente o passeio, porém dessa vez ficaríamos um dia a mais em Tirano e St Moritz,para podermos aproveitar com mais calma o que as cidades e seus arredores tem a oferecer!

 

E você, já fez esse passeio? Gostou?

 

 

Não deixe de conferir nossas outras dicas:

Procurando sua Passagem? Não deixe de ficar de olho em nosso site para receber as melhores promoções de passagens, se preferir você pode fazer sua pesquisa personalizada

Baixe nosso applicativo para receber todas as dicas e promoções em seu celular em tempo real, esta disponível gratuitamente da App Store e Play Store:

Quer ter internet durante toda a sua viagem? APROVEITE: CUPOM DE DESCONTO NO CHIP DE INTERNET ILIMITADA EM ATÉ 140 PÁISES da EASYSIM4U: 15% DE DESCONTO. Para ter esse desconto é bem simples, só colocar o código VBPM15 na parte de cupons e depois colocar em apply cupom e pronto !!!O desconto é válido para todos os planos.

Precisa reservar seu hotel? Confira os descontos do Hotéis.com! Valores excelentes e uma ótima forma de pagamento. E o melhor de tudo, a cada 10 diárias hospedadas, você ganha uma!

Quer alugar um carro? Reserve seu carro na RentCars!!! Pagamentos em até 12x no cartão, sem a cobrança do IOF ou no boleto bancário com 5% de desconto e ainda compara em mais de 140 locadoras de veículos, encontrando sempre o menor preço!

Ainda não tem Seguro Viagem? Faça sua cotação na SegurosPromo! Ela faz a comparação em várias seguradoras e com certeza você irá encontrar o melhor valor. Além disso, nossos seguidores ainda tem 5% de Desconto na hora de pagar, só utilizar o código VBPM5. O Pagamento é feito no cartão de crédito ou boleto (Se escolher no boleto ainda ganha mais 5% de desconto).

Cupons de desconto para sua Viagem

Como é fazer um cruzeiro pela Europa.

Tax Free, como conseguir de volta o imposto pago em suas viagens Internacionais.

O que vale a pena comprar na Europa? Dicas de Compras.

4 Comentários

  1. Bom dia, muito obrigado pelas dicas, gostaria de fazer uma pergunta: vocês compraram muito tempo antes ou da para comprar um dia antes as passagens, do Bernina principalmente. Dia 26/02 estaremos em Seregno(próximo a Milão) na casa amigos, ainda não sabemos se vamos conseguir ir, mas queremos muito. obrigado

    • Ola, tudo bem? Nós compramos mais ou menos uns 10 dias antes!!
      Dependendo da época que você vai, pode ser arriscado!!!
      Mas, caso seja a única alternativa, tente comprar um dia antes!!

  2. LAZARO LUIZ BERGAMO Responder

    Adorei o post. Tenho uma duvida, vcs precisaram reservar assento no trem panorâmico ou foi só o preço da passagem mesmo ?
    Vi tambem que dá pra comprar o trecho de volta, st moritz para tirano pela sbb.ch, com horario de volta para as 15h48, vagoes comuns, ai dá pra ficar uma hora a mais na cidade. Obrigado. Parabens.

    • Olá, tudo bem? No momento em que nós compramos o trajeto nós já reservamos nossos acentos todos juntos!
      Mas compramos direto pelo site da empresa!!

Deixe um Comentário