Milão para Pessoas com Necessidades Especiais

Milão para Pessoas com Necessidades Especiais

Milão para Pessoas com Necessidades Especiais

Muitos hotéis, restaurantes e pontos turísticos em Milão estão bem equipados para visitantes em cadeiras de rodas e para aqueles que precisam de assistência, identificados como “pessoas com mobilidade reduzida” – persone a mobilità  ridotta (RPM). Nesse post reunimos várias informações importantes de como é Milão para Pessoas com Necessidades Especiais.

No entanto, a cidade ainda contém muitos prédios antigos com corredores estreitos e instalaõees sanitárias muito pequenas que, de alguma forma, impedem a acessibilidade.

Nas estaõees e aeroportos, uma tira de borracha texturizada ao longo do piso dos corredores é projetada para ajudar a orientar os cegos ou deficientes visuais.

Abaixo seguem algumas informações importantes no planejamento da viagem:

Aeroportos de Milão para Pessoas com Necessidades Especiais

📌  Aeroporto de Linate

O transporte municipal de/para o aeroporto de Linate, com as linhas n. 73 e “X” 73 (direto), é adequado para cadeiras de rodas, e têm partidas a cada 10 e 20 minutos, respectivamente.

As empresas de serviços de ônibus Air Bus (um serviço ATM – Air Pullman) e Starfly-Autostradale também conectam o aeroporto a cada 30 minutos à  Estação Central de Milão, com partida na Piazza Luigi di Savoia. Alguns ônibus são equipados com uma plataforma para o transporte de cadeiras de rodas. O serviço deve ser reservado com pelo menos 48 horas de antecedência através do número: (+39) 02 33910794.

No aeroporto também é possível encontrar facilidades e serviços disponà­veis à s pessoas com deficiências:

  • Estacionamento gratuito. Na entrada, entre em contato com o operador de estacionamento e dirija-se ao caixa manual para registro com os seguintes documentos: crachá original, documento de identidade, passagem aérea e o ticket do estacionamento;
  • Serviço de assistência aos passageiros com deficiência e / ou mobilidade reduzida ao lado das portas de entrada n. 1, 2, 3 do Terminal de Partidas, na porta n. 8 do Terminal de Chegadas e no estacionamento P1 (piso +2);
  • Elevador equipado para cadeiras de rodas, com sistema de fala e painel em Braille;
  • Banheiros adaptados para cadeirantes;
  • Telefones com teclados em Braille
  • Sala Amica: oferece vários serviços de recepção e assistência para passageiros com deficiência, localizada no Terminal de Partidas, perto das portas de entrada n. 1 e 2 (aberta todos os dias, das 05h00 à s 00h00) e na a área de embarque (aberta todos os dias, das 05h00 à s 00h00).

📌  Aeroporto de Malpensa

O transporte público de / para o Aeroporto de Malpensa é perfeitamente adequado para pessoas com deficiências fà­sicas e motoras, seja de trem ou de ônibus.

âž¡ De trem, o Malpensa Express, administrado pela Trenord, conecta os Terminais 1 e 2 do aeroporto com a estação Milano Cadorna (servida pelas linhas de metrô M1 e M2) e com a estação Milan Centrale (servida pelas linhas de metrô M2 e M3), fazendo parada intermediária em Milano Porta Garibaldi (linhas M2 e M5).

Os vagões da Malpensa Express têm lugares reservados para cadeiras de rodas, banheiro totalmente equipado e sistemas de comunicação visual e sonora com anúncios em italiano e inglês. Os trens param no piso -1 do Terminal 1 (com elevadores acessà­veis para alcançar os outros andares do aeroporto) e no Terminal 2.

Além disso, em caso de necessidades especiais de transporte e reserva de qualquer assistência é necessário entrar em contato com a empresa Trenord, no número gratuito 800.500.005 (todos os dias, das 8h15 à s 19h45), pelo menos 2 dias antes da viagem.

Maiores informações: http://www.malpensaexpress.it/it/malpensa-express/servizi/disabili.aspx. E.mail:  [email protected]

âž¡ De ônibus, existem as linhas da Malpensa Bus Express e Malpensa Shuttle que ligam os Terminais 1 e 2, a cada 20 minutos, à  Estação Central de Milão, com uma parada na Piazza IV Novembre.

O Malpensa Shuttle também conecta, diretamente, os aeroportos de Linate e Malpensa.

As empresas têm alguns veà­culos equipados com uma plataforma para o transporte de cadeiras de rodas. O serviço deve ser reservado com pelo menos 48 horas de antecedência:

  • Malpensa Bus Express: tel. (+39) 02 33910794;
  • Malpensa Shuttle: tel. (+39) 02 58583185. E-mail: [email protected].

No aeroporto também é possível encontrar facilidades e serviços disponà­veis à s pessoas com deficiências:

  • Estacionamento gratuito: Terminal 1 – estacionamento P2 (piso -1) e Terminal 2 – estacionamento P5, onde você também pode ativar o serviço de assistência gratuito no aeroporto (Sala Amica). Para se beneficiar desta isenção, é necessário preencher o formulário on-line, introduzindo o número de registo do veà­culo e o número do cartão de estacionamento para deficientes ou o código especial fornecido pelos operadores da Sala Amica. A inscrição pode ser feita antes de entrar no estacionamento (àrea “10 minutos” ““ T1) ou dentro dos três dias da estadia do carro;
  • Serviço de assistência aos passageiros com deficiência e / ou mobilidade reduzida localizado no Terminal1 (Terminal de Partidas – portas n. 12, 15 e 19; Terminal de Chegadas, portas n. 4 e 7; estacionamento P2; na estação de trem do aeroporto; no setor de locação de veà­culos) e no Terminal 2 (Terminal de Partidas, porta central; e no estacionamento P5);
  • Transporte gratuito que conecta os Terminais 1 e 2, equipado para transporte de cadeirantes;
  • Elevador equipado para cadeiras de rodas, com sistema de fala e painel em braile;
  • Banheiros adaptados para cadeirantes;
  • Telefones com teclados em braile.
  • Sala Amica: oferece vários serviços de recepção e assistência para passageiros com deficiência, localizada no Terminal 1 (Partidas), porta de entrada n. 17, e nas áreas de embarque (todos os dias, das 04h00 à s 01h00), e no Terminal 2, na área de embarque (todos os dias das 5h00 à s 23h00)

Contatos: www.milanomalpensa1.eu/it. Tel.:  (+39) 02 232323. E-mail:  [email protected].

📌  Aeroporto de Bergamo Orio al Serio

O Aeroporto de Bergamo está localizado a 50 km de Milão, na cidade de Orio al Serio, e é servido principalmente por vôos de empresas low cost. Várias empresas de ônibus ligam este aeroporto à  Estação Central de Milão, com partidas da Piazza Luigi di Savoia:

  • Autostradale: reserva de assentos com, pelo menos, 36 horas de antecedência da partida. Tel. (+39) 02 33910794. Mais informações no site https://autostradale.it/it-IT/CondizioniGeneraliDiViaggio;
  • Orioshuttle: reserve on-line com, pelo menos, 48 horas de antecedência no site http://www.orioshuttle.com/Servizio-disabili.cfm;
  • Terravision: reserve on-line e envie a reserva pelo menos 7 dias antes da viagem, através do e.mail [email protected]. Mais informações no site https://www.terravision.eu.

No aeroporto também é possível encontrar facilidades e serviços disponà­veis à s pessoas com deficiências:

  • Estacionamento: o aeroporto tem lugares reservados para pessoas com deficiência, sendo gratuito apenas nas áreas P1H e na área descoberta do P2 (excluindo o setor A). Na saída, basta mostrar o bilhete de entrada do estacionamento, um documento de identidade, o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência e, para estadias superiores a 6 horas, o bilhete aéreo;
  • Elevadores e banheiros equipados;
  • Serviço de assistência aos passageiros com deficiência e / ou mobilidade reduzida, podendo ser solicitado nos pontos de assistência ““ “Assistenza PRM” (persone a mobilità  ridotta), localizados na área externa dos portões dos terminais de Partida e Chegada, nas caixas de pagamento do estacionamento, nos pontos de informações ou ainda nos pontos de chegada de ônibus. O serviço de assistência requerido diretamente ao aeroporto, deve ser feito com 48 horas de antecedência (+39) 035 326357;
  • Sala Amica: oferece vários serviços de recepção e assistência para passageiros com deficiência, incluindo sala de espera equipada.

Saiba mais no site https://www.milanbergamoairport.it/it/mobilita-ridotta/. Tel.: (+39) 035 326323.

Transporte Público em Milão  para Pessoas com Necessidades Especiais

📌  Metrô

Importante notar que nem todas as estaõees incluem elevadores e escadas rolantes do nà­vel do solo à  plataforma, ou ainda banheiros adaptados. Embora todas as estaõees de metrô das linhas M3 (amarelo) e M5 (violeta) sejam totalmente acessà­veis por elevadores e banheiros adaptados, as estaõees da M1 (vermelho) e da M2 (verde) mais antigas têm limitações. As estaõees atualmente equipadas com elevadores são:

  • M1 (vermelha): Sesto Marelli, Gorla, Loreto, Porta Venezia, Palestro, San Babila, Cordusio, Cairoli, Cadorna FN, Pagano, Amendola, Fiera, Lampugnano, Bonola, Gambara, Bande Nere, Inganni.
  • M2 (verde): Cascina Gobba, Udine, FS Lambrate, Piola, Loreto, FS central, Gioia, FS Garibaldi, Cadorna FN, Santo Ambrogio, Sant’Agostino, Porta Genova FS, Romolo.

As estaõees da M1 e M2 fora dessa lista, são equipadas com de escadas com compartimento especial de transporte de cadeiras de rodas ou escadas rolantes.

Em todas as estaõees das quatro linhas de metrô existem indicação de destino dos trens e o tempo de espera (exceto as estaõees entre Vimodrone e Gessate da linha M2).

Para obter mais informações consulte o site www.atm.it.

📌ônibus, Bondes e Trólebus

Transporte público em Milão é gerenciado pela empresa ATM. As linhas de ônibus urbanos têm veà­culos com piso baixo, acessà­veis a usuários de cadeiras de rodas. Já as linhas de bonde e trólebus são parcialmente servidas por veà­culos adaptados.

Os veà­culos equipados para transportar pessoas em cadeiras de rodas são identificáveis com o sà­mbolo azul e, em alguns veà­culos, também há mensagens de áudio para cegos e sinais visuais informando o destino e das paradas.

O site da ATM contém uma seção dedicada à  acessibilidade, com outras informações: https://www.atm.it/it/ViaggiaConNoi/Disabili/Pagine/ATMperidisabili.aspx.

📌Trem

Passageiros com deficiência e mobilidade reduzida têm direito a receber um serviço gratuito nas estaõees no embarque e desembarque de trens, após a reserva do serviço em cada uma das empresas de transporte ferroviário.

As estaõees de trem em Milão que oferecem serviços à s pessoas com deficiências são: Estação Milano Centrale, Estação Porta Garibaldi e Estação Cadorna. Todas têm ligação com a rede de metrô da cidade e dispõe de estrutura e serviços à s pessoas com necessidades especiais.

Veja como solicitar o serviço de assistência PRM (pessoas com mobilidade reduzida), com as diferentes empresas:

  • Trenitalia (Estaõees Milano Centrale, Porta Garibaldi e Cadorna)

Os trens da Trenitalia, de média e longa distância (Frecciarossa, Frecciargento, Frecciabianca e Intercity), possuem um vagão equipado com assentos especiais para o transporte de dois passageiros em cadeiras de rodas mais dois acompanhantes. Os vagões equipados com elevadores para cadeiras de rodas estão indicados com um sà­mbolo de cadeira de rodas em todos os horários.

Para solicitar o serviço de assistência nas estaõees, o viajante pode:

  • Enviar um e-mail a Sala Blu ([email protected]) da Estação Central de Milão, localizada na plataforma 4;
  • Usar o aplicativo Sala Blu on-line (https://salabluonline.rfi.it/(S(beplsfabieuo22bmc30hohoi))/Empty);
  • Ir diretamente à  Sala Blu da Estação Central de Milão, das 6h45 à s 21h30 todos os dias, incluindo feriados, ou ligar através do número gratuito 800 90 60 60 (somente telefone fixo) ou (+39) 02 323232 (telefone fixo e móvel);
  • Ligar para (+39) 02 67 07 09 58 e obter ajuda para o embarque ou desembarque de trens nas estaõees de trem Centrale, Cadorna e Porta Garibaldi.

É aconselhável ligar com antecedência para solicitar o pedido. Para viagens noturnas (entre 22h00 e 06h00), ligue com 12 horas de antecedência. Para obter ajuda em viagens em trens internacionais, faça o pedido com dois dias de antecedência.

Mais informações no site https://www.trenitalia.com/it/informazioni/assistenza_alle_personecondisabilitaomobilitaridotta.html.

  • Italo (Estação Milano Centrale)

Em todas as estaõees servidas pela empresa Italo, o serviço de assistência no embarque e desembarque é realizado pela administradora das estaõees de trem da Itália, a RFIItalian Railway Network.

A Italo reserva aos passageiros com mobilidade reduzida um canal direto e simples para comprar os bilhetes, receber informações ou reservar o serviço de atendimento na estação: o número do “Pronto Italo“ é (+39) 060708, disponível todos os dias entre as 7h00 e 23h00. O serviço de vendas não prevê qualquer comissão adicional.

Na estação, uma equipe irá esperar pelo viajante com deficiência ou mobilidade reduzida no ponto de encontro combinado no momento da reserva através do”Pronto Italo“.

O serviço pode ser requerido até uma hora antes da partida, das 8h00 à s 22h00, na Estação Milano Centrale e com 12 horas de antecedência em todas as outras estaõees.

A bordo, estão disponà­veis assentos prioritários para passageiros com mobilidade reduzida, localizados perto do banheiro para pessoas com necessidades especiais. Além disso, na Italo “AGV“, o vagão n. 8 contém 2 assentos prioritários, enquanto os trens Italo “EVO”, oferecem 2 assentos prioritários no vagão n. 3.

Para mais informações, acesse https://www.italotreno.it/it/contatti-supporto/canali-vendita, ao final da página.

  • Trenord (Estaõees Porta Garibaldi e Cadorna)

A Trenord, é uma companhia ferroviária que atua na região da Lombardia, incluindo Milão. Ela também atende à s necessidades das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que desejam viajar de trem, oferecendo assistência no embarque e desembarque de passageiros. Para tanto, os viajantes devem requerer o serviço pelo menos 48 horas antes do horário de partida, ligando para 800.210.955 (chamado “número verde”, com chamadas apenas de telefones fixos da Itália), ou +39 02 72494949  ativo todos os dias, das 8h15 à s 19h45.

Porém, caso o viajante esqueça de reservar o serviço, o viajante poderá ainda contar com os serviços de assistência, mas sujeitos a limitações.

Para solicitar informações está disponível o e.mail [email protected] (de segunda à  sexta-feira).

Existem também outras facilidades para pessoas com deficiência:

  • Viagem gratuita para o acompanhante da pessoa com deficiência (somente no caso de viagens feitas em grupo, com mais de 10 viajantes);
  • Compra de bilhetes a bordo de trens sem a obrigação controle da passagem;
  • A possibilidade de acesso ao trem aos portadores da CartaBlu – Trenitalia (não acumulável com outros descontos).

Saiba mais no site http://www.trenord.it/it/assistenza/viaggiatori-con-disabilita.aspx.

  • Ferrovia Urbana de Milão (Passante Ferroviario)

As linhas de transporte subterrâneo e de superfà­cie se cruzam através da Passante Ferroviario, uma infraestrutura ferroviária que atravessa a cidade de Milão, operada pela Trenord.

As estaõees a Passante são acessà­veis por elevador e têm painéis de exibição e informações do tempo de chegada e destino dos trens.

Para assistência, os passageiros precisam reservar o serviço e explicar suas necessidades pelo menos dois 48 horas antes da partida, ligando para o número gratuito 800500005 ou escrevendo para [email protected].

Táxi em  Milão para Pessoas com Necessidades Especiais

Em Milão, existem alguns táxis equipados para o transporte de pessoas usando a cadeira de rodas (“sedia a rotelle“, em italiano). Veja a lista abaixo:

  • Radio Taxi. Tel. + 39 02 6969 (somente com reservas antecipadas);
  • Autoradio Taxi. Tel. +39 02 8585 (disponibilidade é verificada no momento);
  • Blue Taxi. Tel. + 39 02 4040 (disponibilidade é verificada no momento);
  • Etaxi. Tel. +39 02 5353 (disponibilidade é verificada no momento).

Para quem tem problemas auditivos, está disponível um App chamado “Taxi Sordi” da União dos Radio Táxis Italianos: a localização geográfica do cliente é identificada e enviada diretamente para o centro de operaõees. Com uma mensagem de texto, o nome do táxi e a hora de chegada são comunicados ao cliente.

Todas as empresas têm um aplicativo que pode ser usado para reservar passeios. Além disso, algumas delas permitem a chamada via SMS ou mensagens instantâneas:

  • Radio Taxi ““ 026969. Por SMS, WhatsApp e Telegram, usando o número +39 3939706969. Site: http://www.026969.it/clienti/chat-whatsappsms/;
  • Autoradio Taxi ““ 028585. Por WhatsApp e Telegram, usando o número +39 3338898555. Site: http://www.028585.it/index.php/features/privati/whatsapp-telegram;
  • Etaxi ““ 025353. Por WhatsApp usando o número +39 3299553725.

Hotéis, Restaurantes e rotas turísticas com acessibilidade em Milão

O Municà­pio de Milão idealizou doze itinerários para oferecer aos turistas com deficiência motora e outras necessidades especiais a oportunidade de descobrir a beleza de Milão, dado que a cidade, como muitas metrópoles, não é totalmente acessà­vel.

Cada itinerário fornece uma descrição dos locais mais interessantes para visitar, com informações sobre a acessibilidade de rotas para pedestres. Ao clicar nos nomes de museus e monumentos, é possível abrir informações detalhadas sobre suas caracterà­sticas de acessibilidade.

Confira todas as rotas no site AQUI

No mesmo site, “Milano per tutti“, também é possível saber quais restaurantes, hotéis e pontos turísticos são acessà­veis a pessoas com deficiências. Acesse o tópico “Accessibilità  strutture” ou o link: AQUI

Isenção da Taxa de Turismo

A taxa de turismo, ou tassa di soggiorno, é o imposto municipal pago pelas hospedagens realizadas nas cidades italianas. Em Milão, tanto as pessoas com necessidades especiais, quanto seus acompanhantes, são isentos do pagamento dessa taxa. Saiba mais no site:   AQUI


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