Como tirar o Passaporte – Passo a Passo

Como tirar o Passaporte – Informações Importantes

Como tirar o Passaporte- Se você pretende fazer uma viagem internacional para países que não são do Mercosul (Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador, Bolà­via, Paraguai e Venezuela) para onde você precisa somente do RG, terá de fazer um passaporte.

Ou você pode optar por fazê-lo, mesmo que viagem a esses países, para ter os carimbos da imigração e ter um registro dos países que já conheceu.

Aqui te ensinaremos em todos os detalhes como conseguir fazê-lo sem maiores problemas e da maneira mais rápida possível.

Tirar um passaporte não é algo complicado. É emitido pela Polà­cia Federal Brasileira e envolve alguns procedimentos e idas aos postos da PF. Lembre-se que esses são procedimentos para quem é brasileiro.

No caso de passaporte comum:


Como tirar o PassaporteComo tirar o Passaporte –  Documentação (para maiores de 18 anos)

  • Para fazer um passaporte, a primeira etapa é reunir a documentação necessária. Você precisará de:
  • Ter comprovante de quitação com a justiça eleitoral, é possível retirar esse documento pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral. Caso esteja irregular, dirija-se imediatamente a um cartório eleitoral para fazer a quitação. Atenção: até o final das eleiõees de 2018 os cartórios eleitorais não farão as quitaõees. Caso esteja irregular, procure uma junta eleitoral e veja se é possível quitar, caso contrário, não poderá fazer um passaporte.
  • Documento de identificação, por exemplo RG, carteira funcional reconhecida como documento de identidade em todo o Brasil, carteira de identidade de comando militar, passaporte brasileiro anterior, CNH (carteira nacional de habilitação) ou Carteira de Trabalho.
  • Caso você tenha trocado de nome em algum momento de sua vida, leve todas as certidões com as devidas anotaõees a respeito de seu nome. Tenha atenção a esse detalhe pois pode comprometer a feitura de seu passaporte.
  • Se você for homem, do dia primeiro do ano em que completa 19 anos até o dia 31 de dezembro do ano em que completa 45 anos, é necessário verificar se está ok com o serviço militar obrigatório. Talvez exijam para você o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Por via das dúvidas, para não ter grande atrasos é melhor leva-lo.
  • Levar o CPF.
  • Caso seja indà­gena, leve sua carteira de identidade do indà­gena ou uma declaração feita pela FUNAI, caso não tenha RG ou outro documento de identificação dos citados anteriormente.

Como tirar o Passaporte –  Documentação para menores de 12 e 18 anos

No caso de menores de 12 anos é preciso levar a certidão de nascimento, ela substituirá os documentos de identificação usado pelos maiores de 18 anos.

Soma-se a essa documentação, a necessária para menores de 18 anos, sendo essas:

Uma autorização dos pais ou responsáveis seguindo modelo disponível no site da Polà­cia Federal sem qualquer erro, rasura ou abreviação.

São três modelos de autorização de concessão que você deve escolher para realização do passaporte do menor:

A autorização da viagem que estará no passaporte do menor, poderá ser cancelada a qualquer momento por um dos genitores diante de uma solicitação em qualquer unidade da polà­cia que emita passaporte. Em seguida o passaporte do menor será cancelado.

Caso seja impossível aos pais redigirem os documentos e fazerem a solicitação é possível:

  • Formulário ou uma procuração com a assinatura do genitor reconhecida em cartório ou em consulado brasileiro no estrangeiro;
  • Formulário ou uma procuração reconhecida em cartório no exterior;
  • Uma procuração pública reconhecida em cartório brasileiro ou em consulado dando os poderes de um genitor a outro.
  • Caso esteja em outra là­ngua, é preciso ter tradução juramentada.

Caso o menor seja adotado, é necessário apresentar:

  • Certificado do CEJA/CEJAI; a certidão de nascimento mais atual e a anterior da criança; cópia autenticada do documento de adoção e o passaporte dos pais adotivos.
  • Caso o pai ou responsável tenha mudado de nome em algum momento, também será necessário apresentar as certidões que comprovem as modificaõees.

Caso os pais tenham falecido, é preciso apresentar certidão de óbito original de ambos.


Como tirar o Passaporte –  Gerar a GRU

Com os documentos em mãos, entre no site da Polà­cia Federal, vá na sessão requerer passaporte e solicite a emissão do passaporte. Preencha todos os dados, os confira e ao final do procedimento será feita uma Guia de Recolhimento da União (GRU).

Pague a GRU até a data de vencimento. Caso perca a data de pagamento, terá de fazer todo o processo novamente. O valor da GRU é de R$ 257,25

Atenção, não perca o comprovante de pagamento e o protocolo para evitar maiores problemas. Caso o perca, é possível acessar o site da Polà­cia Federal para fazer o agendamento por meio do CPF e data de nascimento, entretanto, caso tenha tido qualquer erro no processamento do pagamento, você não terá como comprovar e perderá o dinheiro.

Após o pagamento, aguarde até três dias para a compensação.


Como tirar o Passaporte – Agendar/Reagendar atendimento

Você só conseguirá fazer o agendamento caso tenha feito a solicitação. Não será possível fazer o agendamento antes em qualquer hipótese.

Também não será possível caso ainda não tenha compensado o pagamento.

Esse serviço é para evitar que você fique aguardando em longas filas. Por isso, programe-se para ir algum tempo antes, evitando atraso no caso de imprevisto.

Para agendar, acesse: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/jsp/v2/agendamento/paginaInicial.jsp. Em seguida, coloque o número de agendamentos que precisará fazer, selecione o estado e a cidade. Selecione o posto de atendimento da polà­cia federal mais próximo de sua casa.

Um calendário abrirá e os dias que constarem em negrito são dias em que ainda há vagas. Quando clicar na data, aparecerá uma lista dos horários ainda disponà­veis. Selecionado, faça a confirmação e seu agendamento está pronto, aparecerá na tela de seu computador a confirmação de agendamento.

Caso as datas possà­veis não lhe agradem, você pode selecionar outro posto da polà­cia federal e verificar outras datas.

Para fazer um reagendamento os procedimentos são os mesmos. Entretanto, não poderá fazer um reagendamento em grupo, somente individualmente, tendo de fazer um de cada vez do grupo.

Caso, no dia em que agendou, tenha um imprevisto e não possa comparecer, poderá fazer um reagendamento. Entretanto, você só poderá reagendar 2 vezes no decurso de 30 dias, contado a partir da primeira vez em que agendou. Depois do segundo, caso tente fazer, não conseguirá, tendo de esperar a liberação pelo sistema.

Vá ao posto da Polà­cia Federal na data marcada, com toda a documentação original reunida anteriormente, a GRU, o comprovante que pagou e o comprovante de agendamento. Chegue antes.

No caso de menores de três anos é necessário levar uma fotografia, para os demais a foto será feita durante o atendimento.

Os atendimentos são rápidos e apenas um dos passos para conseguir um passaporte brasileiro.

Você poderá consultar o andamento de seu processo para emissão de passaporte no site da Polà­cia Federal em: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao. Basta preencher o número de protocolo com o CPF.

Caso tenha perdido o número de protocolo, basta acessar o site da Polà­cia Federal, ir no menu e clicar em Agendamento, ir em consultar ou cancelar agendamento. Digite seu CPF e sua data de nascimento, não coloque o número de protocolo. Em seguida, confirme a operação e o número de protocolo aparecerá a seguir.


Retire seu passaporte e prepare suas malas

Assim que você verificar no site da Polà­cia Federal que seu passaporte já está pronto, pode se dirigir a unidade da Polà­cia em que fez o atendimento. Vá munido de RG e com o protocolo entregue no momento do atendimento. Apresente isso no balcão de retirada, serão conferidos seus dados e sua assinatura.

No caso de menores, deverão estar acompanhados de um dos genitores, ou do responsável legal ou de um procurador.

No caso de menor alfabetizado, ele deverá assinar o passaporte diante do funcionário da Polà­cia.

Você receberá seu passaporte e pronto. Já pode seguir sua viagem!


Passaporte de emergência

Caso você não possa aguardar todo esse procedimento, pode entrar com um pedido de um passaporte de emergência. Para isso, é preciso que cumpra todos os requisitos citados anteriormente.

Esse passaporte não é emitido para uma viagem de turismo, caso você tenha se atrapalhado em solicitar para sua viagem de férias, terá de cancelar ou reagendar essa viagem. Por isso, tenha atenção aos prazos.

As emergências aceitas pela Polà­cia Federal são tidas como aquelas que não poderiam ser previstas, como conflitos armados, questões de saúde do requerente ou do cônjuge ou parente próximo, necessidade de trabalho, entre outras.

É preciso comprovar todas essas situaõees com documentação original.

Feito isso, basta fazer a solicitação, e ir ao posto da Polà­cia Federal mais próximo, não é necessário o agendamento. Lembre-se de levar o documento que comprova a urgência.

O funcionário da Polà­cia avaliará sua situação, caso a considere plausà­vel, você receberá a GRU para pagamento, com valor mais alto do que do passaporte comum.

Feito isso será dada continuidade ao procedimento com o recolhimento de foto e verificação da documentação. Em 24 horas seu passaporte estará pronto e poderá ser retirado no posto em que foi atendido.


Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que nós te ajudamos!

Dicas para Economizar em Sua Viagem:

Procurando sua Passagem? Não deixe de ficar de olho em nosso site para receber as melhores promoções de passagens, se preferir você pode fazer sua pesquisa personalizada

Baixe nosso aplicativo para receber todas as dicas e promoções em seu celular em tempo real, esta disponível gratuitamente da App Store e Play Store:

CHIP DE INTERNET INTERNACIONAL

Quer ter internet durante toda a sua viagem, manter seu número de WhatsApp e sair com o Chip do Brasil?  CUPOM DE DESCONTO NO CHIP DE INTERNET ILIMITADA EM ATÉ 140 PàISES da EASYSIM4U: 15% DE DESCONTO. Para ter esse desconto é bem simples, só colocar o código VBPM15!!!O desconto é válido para todos os planos clicando em nosso link

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Ainda não tem Seguro Viagem? Faça sua cotação na SegurosPromo! Ela faz a comparação em várias seguradoras e com certeza você irá encontrar o melhor valor. Além disso, nossos seguidores ainda tem 5% de Desconto na hora de pagar, só utilizar o código VBPM5. O Pagamento é feito no cartão de crédito ou boleto (Se escolher no boleto ainda ganha mais 5% de desconto).

RESERVE SEU HOTEL:

Precisa reservar seu hotel?  Confira os descontos do Booking  Valores excelentes e uma ótima forma de pagamento.

ALUGUEL DE CARRO COM DESCONTO:

Quer alugar um carro? Reserve seu carro na RentCars!!! Pagamentos em até 12x no cartão, sem a cobrança do IOF ou no boleto bancário com 5% de desconto e ainda compara em mais de 140 locadoras de veà­culos, encontrando sempre o menor preço!

Cupons de desconto para sua Viagem

INGRESSO PARA MUSEUS, ATRAÇÕES, TOURS E MUITO MAIS COM DESCONTO
Ainda não tem comprou seus ingressos? Aproveite e compre tudo antecipadamente e evite longas filas. A TicketBar é uma empresa que vende ingressos para mais de 50 cidades espalhadas pelo mundo! Aproveite e Garanta seus ingressos com melhor preço

INGRESSO PARA SHOWS, JOGOS E TEATROS COM DESCONTO
Ainda não tem comprou seus ingressos? Aproveite e compre tudo antecipadamente e evite longas filas. A TicketNetWork é uma empresa que esta ha vários anos no mercado e vende ingressos para vários Shows, Concertos, Eventos, Festivais, Jogos, Broadway e Teatros para várias cidades dos Estados Unidos!Aproveite e Garanta seus ingressos com melhor preço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *