Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos – Confira o que Fazer

Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos: Conheça Seus Direitos!

Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos – É quase que impossível não sentir certa ansiedade antes de qualquer viagem, principalmente quando esta é a “viagem” dos sonhos, ou aquela tão esperada. Uma viagem aérea, principalmente, envolve várias etapas, independentemente de ser a negócios ou férias.

Primeiro na escolha do destino, quando em férias, depois reservas de hotéis, roteiros, passagens aéreas, vistos e documentaõees, etc. Frente a toda esta ansiedade, imagine-se na tensão de, na hora “H”, ter seu vou cancelado, seja por um overbooking ou outro motivo qualquer, ou sofra grande atraso.

Isto pode sim ser desesperador, revoltante até. E como agir em uma hora destas? Aceita as circunstâncias e opções oferecidas pela companhia aérea ou recusa e cancela a viagem? Caso aceite as opções da companhia aérea, e suas reservas? Quem ser responsabilizará por tudo isto?

O atraso, cancelamento ou overbooking de voos pode sim ser um imenso e imensurável transtorno, mas, antes de qualquer coisa, você precisa saber quais são seus direitos em uma situação destas. Isto vai lhe auxiliar, inclusive, na sua própria tomada de decisão.

Enfim, confira logo abaixo o que fazer em casos de  Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos em sua viagem


Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos : Quais as Causas?

Primeiro é preciso entender quais as circunstâncias que fizeram sua companhia aérea atrasar ou cancelar o voo. Isto implicará em certas decisões à  serem tomadas, ou não, conforme o caso. Vamos observar as principais possà­veis causas de um cancelamento ou atraso de voo:

  • Manutenção inesperada da aeronave: isto pode ocorrer. A maioria das aeronaves realizam diversos voos em sequência e passam por manutenõees normais e periódicas. No entanto, em certos casos, uma ou outra manutenção a mais pode ser exigida, ocasionando atrasos.Nem sempre a companhia aérea dispõe de aeronaves reservas nestas situaõees, o que evitaria o consequente atraso em sua viagem.
  • Condiõees climáticas: as condições climáticas independem da ação da companhia aérea, obviamente e, nestes casos, atrasos ou até cancelamentos são inevitáveis. Não há muito o que fazer nestas situaõees ao não ser aguardar que o tempo melhore.  Em certas situaõees, conforme a disponibilidade, há a possibilidade de transbordo via transporte terrestre para outro aeroporto. Mas isto vai depender muito da situação: aeronaves disponà­veis, distância até o outro aeroporto, viabilidade, disponibilidade, etc.
  • Muito tráfego aéreo: não deveria acontecer, mas infelizmente acontece e nestes casos, por medidas de segurança, voos são atrasados ou até cancelados. São os chamados “gargalos” aéreos, ou seja, quando falta disponibilidade de estacionamento no aeroporto, pousos e decolagens não previstas, condições climáticas que forcem o pouso de outras aeronaves, etc.Quando isto ocorre, infelizmente, há um efeito cascata que interfere em praticamente todos os voos. O transtorno para o passageiro, neste caso, será grande.
  • Overbooking: no pleno sentido desta palavra em inglês, Overbooking significa um excesso de reservas feito pela companhia aérea, ou seja, vendeu-se mais passagens do que o real número de lugares disponà­veis na aeronave.Geralmente, passageiros nestas condições são transferidos para outras aeronaves que contenham desistências de passageiros mas vale ressaltar que este tipo de transbordo gera transtornos para os passageiros, obviamente.

Esta são as causas mais comuns de atrasos e cancelamentos. Algumas destas situaõees são até justificáveis, mas é de responsabilidade da companhia aérea, bem como do aeroporto e outras possà­veis autoridades locais, garantir a total assistência aos passageiros nestas condições.


Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos  – Conhecendo seus Direitos

Justificável ou não, se houve atraso, cancelamento ou overbooking isto não importa muito para você, que já vem de uma ansiedade sobre esta viagem, sobre este voo e na hora de embarcar surge o problema. Claro que sempre é possível dar um desconto, frente um motivo inevitável, como o clima, por exemplo.

Mas este “desconto” ofertado pelo passageiro vai ser provavelmente proporcional à  solução apresentada pela companhia aérea. Em outras palavras, se esta última lhe garantir soluõees relativamente satisfatórias, isto colaborará com certeza com esta sua compreensão em relação ao problema.

Independentemente desta solução, você precisa conhecer o seu direito caso a caso, que é o mà­nimo que deverá ser providenciado. Confira:

  • Atrasos de voos superiores a 2 horas: nestes casos, você tem direito à  alimentação, gratuita obviamente, e a um telefonema, também gratuito. Esta alimentação será provavelmente através de um ticket voucher para seu almoço, jantar ou lanche.
  • Atrasos de voos superiores a 4 horas ou cancelamento: neste caso a decisão será sua. Lembre-se: em hipótese alguma você será obrigado a aceitar as opções apresentadas pela companhia aérea. Conheça as principais opções que devem ser disponibilizadas:
    • Escolher voos de outras companhias aéreas: saiba que é seu direito, mas nem sempre este direito é informado;
    • Reembolso integral, incluindo as taxas de embarque. Se esta for sua opção, isenta a companhia aérea de qualquer assistência material;
    • Remarcação do voo, sem qualquer custo para você. Igualmente, se esta for a sua opção, isenta a companhia aérea de qualquer assistência material;
    • Embarcar em um próximo voo da mesma companhia aérea, conforme disponibilidade. Neste caso, a empresa fica obrigada a garantir toda a assistência material até o embarque.

Exemplo: o próximo voo será no dia seguinte. Neste caso, a companhia aérea deverá garantir, além da alimentação, a sua hospedagem até o momento/horário do embarque.

Lembrando que o transporte até a sua acomodação também é de responsabilidade da companhia aérea. Se você residir na cidade, este transporte de ida e volta será até sua residência, sem qualquer custo;

    • Se o problema ocorreu em parte do percurso, em uma escala do voo, por exemplo, a companhia aérea pode oferecer o término da viagem por outro meio de transporte (geralmente terrestre). Isto dependerá da distância e localização.

Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos  nos EUA e Europa: Conheça Seus Direitos!

Voando por uma companhia aérea brasileira ou não, partindo do Brasil, seus direitos são regidos conforme normas brasileiras. Partindo de outros países, estas normas nem sempre são as mesmas, apesar de que, mundialmente falando e de um modo geral, as garantias oferecidas aos passageiros são muito parecidas.

  • Estados Unidos da América: as companhias aéreas ficam responsáveis por oferecer aos passageiros estadia, transporte, alimentação e acomodaõees e, dependendo do caso, compensaõees em dinheiro ou milhas.

Em terras tupiniquins, ao contrário do que geralmente ocorre por aqui, transferir um passageiro de uma companhia aérea para outra em casos de atrasos, cancelamentos, etc., é bem simples e rápido, bastando haver disponibilidade.

No entanto, há de se observar quanto à s causas do atraso, cancelamento, etc. Se este tiver sido causado por problemas que independem da companhia aérea e/ou do aeroporto, não haverá qualquer compensação por parte da companhia aérea.

Isto quer dizer que, se o tempo ficou ruim e impediu o seu embarque, atrasando ou mesmo cancelando o seu voo, todo o ônus com alimentação, hospedagem, etc., será seu. Você terá direito apenas à  remarcação do seu voo, sem qualquer custo.

  • Europa: muito parecido com os Estados Unidos, na Europa, as companhias aéreas ficam também responsáveis por oferecer aos passageiros estadia, transporte, alimentação e acomodaõees e, dependendo do caso, compensaõees em dinheiro ou milhas.

Por lá também é super tranquilo acomodar passageiros em diferentes companhias aéreas, bastando, claro, haver disponibilidade. Semelhante ao que já acontece no Brasil, se houver mais de 5 horas de atraso, você passa a ter direito ao reembolso integral ou à  assistência da empresa área.

Infelizmente, como nos EUA, na Europa não há qualquer compensação caso o motivo do atraso independa da companhia aérea e/ou do aeroporto, como condições climáticas desfavoráveis, por exemplo. A remarcação é garantida, sem custos.

  • Overbooking de Voos nos EUA e Europa: tanto nos EUA como na Europa, o overbooking é muito difà­cil de ocorrer, tanto que não é encontrado regras especí­ficas. Mas, caso ocorra, provavelmente irão realizar um transbordo bem mais tranquilo do que aqui no Brasil.

Isto porque tanto na Europa como nos Estados Unidos colocar passageiros de uma companhia aérea “A” em voos de uma companhia aérea “B”, desde que devidamente justificável, é super tranquilo.

De qualquer forma, sempre que houver um atraso ou cancelamento, tente manter a calma e a ansiedade e procure entender as causas deste ocorrido. Com este entendimento, cobre da sua companhia aérea as devidas providências, caso a caso.

E lembrando novamente, você não é obrigado a acatar as opões apresentadas pela companhia aérea. Fique atento quanto a isto e de resto aproveite bem sua viagem.

Site ANAC: (http://www.anac.gov.br/perguntas-frequentes/passageiros)


Lembre-se de alguns detalhes caso tenha algum voo cancelado ou atrasado: Entrar em contato com o Hotel, informando que você irá atrasar para que suas diárias não sejam canceladas e o mesmo com as outras coisas que você fez reserva!

Infelizmente  Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos podem acontecer, nem sempre as causas dependem só da companhia aérea!

E você, já teve algum  Atraso Cancelamento ou Overbooking de Voos ? Conte aqui como foi!


Dicas para Economizar em Sua Viagem:

Procurando sua Passagem? Não deixe de ficar de olho em nosso site para receber as melhores promoções de passagens, se preferir você pode fazer sua pesquisa personalizada

Baixe nosso aplicativo para receber todas as dicas e promoções em seu celular em tempo real, esta disponível gratuitamente da App Store e Play Store:


CHIP COM INTERNET ILIMITADA INTERNACIONAL:

Fique conectado em toda sua viagem com o chip de internet ilimitada da Easysim4u. Você compra e recebe o seu chip no Brasil e já chega no seu destino conectado. Ele funciona em mais de 210 países e você pode manter seu número de WhatsApp. Nossos seguidores tem 15% de Desconto utilizando nosso link+nosso cupom de desconto: VBPM15

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU CHIP COM DESCONTO


SEGURO VIAGEM COM DESCONTO:
Ainda não tem Seguro Viagem? Faça sua cotação na SegurosPromo! Ela faz a comparação em várias seguradoras e com certeza você irá encontrar o melhor valor. Além disso, nossos seguidores ainda tem 5% de Desconto na hora de pagar, só utilizar o código VBPM5. O Pagamento é feito no cartão de crédito ou boleto (Se escolher no boleto ainda ganha mais 5% de desconto).

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU SEGURO VIAGEM COM DESCONTO


RESERVE SEU HOTEL:

Quer reservar seu hotel com um preço bom e ainda ganhar desconto? Sempre indicamos o Hotéis.com. Ótimos preços e tem um excelente programa de fidelidade, a cada 10 diárias hospedadas, você ganha uma para utilizar em uma próxima viagem sua. Nossos seguidores ainda tem 5% de desconto utilizando nosso link e cupom de desconto: VIAJA5

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU HOTEL COM DESCONTO


ALUGUEL DE CARRO COM DESCONTO:

Quer alugar um carro? Reserve seu carro na RentCars!!! Pagamentos em até 12x no cartão, sem a cobrança do IOF ou no boleto bancário com 5% de desconto e ainda compara em mais de 140 locadoras de veà­culos, encontrando sempre o menor preço!

CLIQUE AQUI E RESERVE SEU CARRO COM MELHOR PREà‡O


INGRESSO PARA MUSEUS, ATRAÇÕES, TOURS E MUITO MAIS COM DESCONTO
Ainda não comprou seus ingressos? Aproveite e compre tudo antecipadamente e evite longas filas. A TicketBar é uma empresa que vende ingressos para mais de 50 cidades espalhadas pelo mundo! Aproveite e Garanta seus ingressos com melhor preço

CLIQUE AQUI E GARANTA SEUS INGRESSOS


INGRESSO PARA SHOWS, JOGOS E TEATROS COM DESCONTO
Ainda não comprou seus ingressos? Aproveite e compre tudo antecipadamente e evite longas filas. A TicketNetWork é uma empresa que esta ha vários anos no mercado e vende ingressos para vários Shows, Concertos, Eventos, Festivais, Jogos, Broadway e Teatros para várias cidades dos Estados Unidos!Aproveite e Garanta seus ingressos com melhor preço

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU INGRESSO


COMPRE SUAS PASSAGENS DE TREM PELA EUROPA COM MELHOR PREà‡O
Ainda não comprou seus bilhetes de Trem? Evite deixar para a última hora e compre tudo antecipadamente e evite pagar mais caro ou não ter disponibilidade!  RailEurope é uma excelente empresa com valores realmente excelentes! Aproveite e garanta hoje mesmo seu bilhete com desconto

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU BILHETE

 

 

Deixe um comentário