Como é a acessibilidade em Veneza para deficientes físicos? Veneza para Pessoas com Necessidades Especiais

Veneza para Pessoas com Necessidades Especiais  – No imaginário coletivo, Veneza é vista como uma grande “barreira arquitetônica”: a sua constituição particular, formada por 121 ilhas ligadas por 435 pontes, leva-nos a imaginar esta bela cidade tão difícil de viajar e ser desfrutada.

Na realidade, graças a uma eficaz política de transportes públicos, ao longo dos anos a acessibilidade da cidade alcançou grau muito satisfatório: quase 70% da superfície da cidade histórica é acessível às pessoas com deficiência.

Veneza dispõe de meios de transporte público equipados para transportar pessoas com deficiência, tanto por terra – trem e ônibus, como por mar – vaporetto, bem como serviços de auxílio à mobilidade, para que todos possam desfrutar desta cidade maravilhosa e de sua magia inquestionável.


Aluguel de cadeiras de rodas em Veneza

Alguns ortopedistas e centros de saúde em Mestre e Veneza oferecem o serviço de aluguel de cadeiras de rodas leves, dobráveis ​​e manuais. É aconselhável a reserva com bastante antecedência. Veja a lista abaixo:

Veneza:

Mestre:

  • Reamed Srl, Via F. Hayez, 4/A loc. Zelarino. Tel/fax +39 041 4760313  Número Verde (grátis): 800 400 875, e-mail: [email protected], web: www.reamed.it;
  • Ortopedia Gomiero, via Circonvallazione 64. Tel. +39 041 53 14 633
  • Sanitaria Tonello, Via Circonvallazione, 27. Tel/fax +39 041 97 0977, e-mail: [email protected];
  • Sanitaria Vepharma, Via Ospedale, 38. Tel. +39 041 98 0026, e-mail: [email protected];
  • Ortopedia e Mobilità Srl, Via Einaudi, 62/A. Tel. +39 041 95 2016 – Fax 041 23 94920; e-mail: [email protected]

Veneza para Pessoas com Necessidades Especiais  – Aeroporto Marco Polo

O transporte público de/para o aeroporto é totalmente equipado para o transporte de pessoas com deficiências ou com a mobilidade reduzida.

No aeroporto também é possível encontrar facilidades e serviços disponíveis às pessoas com deficiências:

  • Estacionamento gratuito (que tem o crachá de identificação);
  • Elevador equipado para cadeiras de rodas;
  • Assistência de pessoal do aeroporto: o serviço deve ser solicitado no momento da compra do bilhete e, no máximo, 48 horas antes da partida. Não é possível reservar o serviço diretamente no aeroporto.

 

Veneza para Pessoas com Necessidades Especiais – Estações de trem em Veneza e Mestre

Para facilitar a viagem de portadores de deficiênciasa, as estações estão equipadas com:

  • sistema de informações sonoro e visível;
  • facilidades de acesso às plataformas, como calçada levantada para entrar / sair dos trens, elevadores e rampa de acesso, percurso tátil desde a entrada da estação até algumas plataformas;
  • bilheterias acessível aos cadeirantes.

Quanto aos serviços de assistência, eles são gratuitos e estão disponíveis entre as 7h45 e 22h30 e podem ser solicitados pessoalmente na “Sala Blu” (Sala Azul) ou por telefone, até 1 hora antes da hora de partida / chegada do trem.

Serviços disponíveis:

  • recepção na estação;
  • acompanhando do trem até a saída da estação ou a bordo de outro trem;
  • disponibiliza, a pedido, a cadeira de rodas para serem utilizadas dentro da estação;
  • subida e descida a bordo do trem por empilhadeira especiais para usuários de cadeira de rodas;
  • serviço, a pedido, de porta-bagagens (1 bagagem).

As informações estão disponíveis no site www.rfi.it/rfi/LINEE-STAZIONI-TERRITORIO/Le-stazioni/Accessibilità-stazioni , em italiano, inglês e espanhol.


Acessibilidade em Veneza – Transporte público aquático

  • Vaporetto

Um dos transportes públicos aquáticos é o vaporetto, operado pela empresa ACTV e todos os pontos de embarque de transporte público aquático, sendo mais mais de 55 píers localizados ao longo do Grande Canal e ao longo das fundações externas do centro histórico, todos adaptados às necessidades das pessoas com deficiência.

A tarifa é especial aos usuários de cadeiras de rodas e o bilhete inclui um acompanhante. As linhas do vaporetto nºs 1 e 2 e as linhas principais do Grande Canal transportam até 4 cadeiras de rodas por vez.

Apenas no caso de maré muito alta as rampas de acesso tomam uma inclinação excessiva que impede o acesso à ambarcação.

  • Motonavie Motoscafi(Lanchas e balsas)

As lanchas da linha “LN” que ligam a cidade ao Lido de Veneza e a costa de Cavallino – Punta Sabbionisão acessíveis e são equipadas para transportar apenas uma cadeira de rodas de cada vez.

As balsas que ligam Tronchetto ao Lido de Veneza estão equipadas com um elevador e um banheiro.


Acessibilidade em Veneza –  Gôndolas

È possível sim andar de gôndola, mesmo com cadeira de rodas! Na Piazzale Roma existe um píer que permite o embarque e o desembarque de pessoas com mobilidade reduzida através de um elevador especialmente criado para colocar e retirar as cadeiras de rodas das gôndolas.

Cada gôndola leva, no máximo, 01 cadeira de rodas e mais 2 pessoas ao mesmo tempo, sendo necessário reservar com antecedência através do site www.gondolas4all.com/prenotazioni/. Os valores vão de € 80,00 a € 160,00, dependendo do tempo do passeio.

Por enquanto existe apenas esse píer, mas que futuramente o serviço pode ser ampliado.


Rotas turísticas com acessibilidade em Veneza

O Município de Veneza criou itinerários turísticos acessíveis a pessoas portadoras de deficiências, incluindo museus, igrejas, teatros e pontos turísticos históricos.

Há museus que, além de serem acessíveis, também são gratuitos em Veneza, incluindo os acompanhantes, como a Gallerie dell’Accademia, Palazzo Ducale, Basilica di San Marco, Museo Correr, Torre dell’Orologio, dentre outros. Para as informações sobre bilhetes e acessibilidade consulte o site dos diferentes locais.

Ao total, são 13 roteiros sugeridos que cobrem o centro histórico e algumas ilhas.


Dicas de Hotéis com acessibilidade em Veneza

A maioria dos hotéis em Veneza são prédios antigos e não são adequados para as necessidades dos deficientes. Menos de 25% deles oferecem facilidades adequadas para pessoas com dificuldades de locomoção e, portanto, aconselhamos que você reserve com bastante atecedência.

Para a estadia “acessível” em Veneza, indicamos os hotéis:

  1. Hotel Benvecchiati (San Marco),
  2. Hotel Nazionali (Estação de Trem Santa Lucia),
  3. Residenza Parisi
  4.  Hotel Santa Chiara (ambos próximos à Piazzale Roma), que disponibilizam estrutura especial aos deficientes físicos.


E é isso, pessoal, algumas dicas para tornar a viagem de vocês ainda melhor! Para quem esta indo para Veneza, vale a pena conferir também nossas outras dicas:


 

Deixe um Comentário