Guia Toscana -Itália – Como Aproveitar sua Viagem

Guia Toscana

Guia Toscana – Itália – Como Aproveitar sua Viagem

A Toscana é talvez a região mais bonita da Itália e, sem dúvida, o seu cartão de visita mais famoso para turistas de todo o mundo.Sua diversidade cultural e geográfica proporciona todos os tipos de turismo e em todas as estações do ano: praias, montanhas, colinas, cidades, borgos …difàcil escolher por onde começar uma viagem nessa terra encantadora, por isso vamos tentar ajudar com um Guia da Toscana.

É uma região rica em agricultura, onde a gastronomia, ao lado da vinicultura, é um dos carros-chefes toscanos.Seus excelentes vinhos e seu azeite, um dos melhores do mundo, acompanham a excelente culinária da Toscana, sempre garante uma qualidade muito alta.

Saindo dos principais centros urbanos, existe outra Toscana igualmente fascinante, com borgos centenários fortificados e fontes de águas termais com propriedades medicinais. Dos mosaicos de vinhedos nas colinas de Chianti aos picos dos Alpes Apuanos, das planàcies  de Maremma aos desfiladeiros na área de Pitigliano, a Toscana oferece inúmeras   paisagens.

Além do turismo gastrônomico e histótico-cultural, a Toscana oferece turismo ecológico, por uma rede de caminhos pelas colinas e campos que proporciona passeios a pé ou de bicicleta, e também um turismo religioso por meio da Via Francigena, uma antiga estrada de peregrinação que atravessa toda a Itália.

Para aqueles que preferem passeios a  beira-mar, a Toscana oferece ainda belas praias que variam de Forte dei Marmi, em Versilia, a Bibbona, na costa etrusca. Sem esquecer o arquipélago da Toscana, um destino turàstico muito popular em todo o mundo.

Descontos para sua viagem:

Antes de colocar o Guia completo para a toscana, vamos deixar logo abaixo para vocês, vários descontos e lugares para você reservar hotel, aluguel de carro, seguro viagem, chip de internet e tudo que você vai precisar para sua viagem.

  1. Seguro Viagem com Desconto: Independente de qual for o seu destino, nunca esqueça de fazer o seguro viagem. Temos um post em nosso site que mostramos uma das melhores empresas para você fazer seu seguro. Ela faz a comparaçào em várias seguradoras ao mesmo tempo, fazendo você encontrar a melhor opção e preço para sua viagem, e o melhor de tudo, nossos seguidores tem até 15% de desconto em todos os planos. CLIQUE AQUI E CONFIRA
  2. Chip de Internet Internacional: Hoje em dia estar conectado se tornou indispensável. Recomendamos uma empresa que você compra o chip ainda no Brasil e já chega no seu destino conectado, não precisando perder tempo e pagar mais caro no chip chegando no destino. A empresa tem opções de planos para mais de 140 paàses e você pode manter seu número de WhatsApp. Para ficar ainda melhor, nossos seguidores tem 15% de desconto em todos os planos CLIQUE AQUI E CONFIRA
  3. Aluguel de Carro: Sê você esta querendo alugar carro no seu destino, confira aqui em nosso site um post com as melhores empresas. Colocamos várias que consideramos as melhores. Tem opção de pagar antecipado e parcelar, com ou sem cancelamento, enfim, você pode escolher qual a melhor opção para sua viagem. CLIQUE AQUI E CONFIRA
  4. Onde Reservar seu Hotel com o Melhor Preço: Para você que esta procurando a melhor opção e preço para sua viagem, temos um post aqui em nosso site que mostramos duas opções de sites que sempre utilizamos em nossas viagens, vale a pena conferir: CLIQUE AQUI E CONFIRA

 

Guia Toscana: GEOGRAFIA

A Toscana é dividida em 10 provàncias, sendo Arezzo, Florença, Grosseto, Livorno, Luca, Massa-Carrara, Pisa, Pistoia, Prato e Siena. Cada provància administra um número de Comunes (Prefeituras), a exemplo da Montalcino que é administrada por Siena.

Sendo uma das maiores regiões da Itália, com cerca de 3,7 milhões de habitantes e 22.997 km², a Toscana localiza-se na região central do paàs e sua capital é Florença, que é atravessada pelo rio Arno, o principal da região.

Seus 397 km de litoral são banhados pelo Mar Làgure e o Mar Tirreno, ondeexistem7 ilhas que compõe o Parque Nacional do Arquipélago da Toscana, cujos principais destinos turàsticos são as belas ilhas de Elba e Giglio.

O Monte Prado (1.946 metros), nos Alpes Apuanos, provància de Luca, é um dos pontos mais altos da região, proporcionando a prática de esqui no inverno.

 

Um pouco da história da Toscana

A história da Toscana abrange um longo peràodo que vai da pré-história até os dias atuais, de grande importância a partir da Idade Média para o nascimento da làngua, literatura e ciência italianas, bem como para a identidade cultural nacional, especialmente durante o Renascimento.

Seu nome é muito antigo e deriva do etnônimo usado pelos latinos para definir a terra habitada pelos etruscos: “Etruria”, depois transformada em “Tuscia” e por fim em Toscana. Até as fronteiras da Toscana de hoje correspondem, em princàpio, às da antiga Etrúria, que também incluía partes das atuais regiões do Lácio e da Úmbria.

Os etruscos dominaram a região por muitos séculos antes de Cristo, deixando um legado de civilização e prosperidade. Eles criaram estradas, termas e muitas cidades importantes, como Pisa e Arezzo. Seu declànio aconteceu no século III a.C., com a invasão dos militares romanos, culminando no declànio econômico, social e cultural da região.

A queda do Império Romano propiciou o seu domànio pelos povos ostrogótico, bizantino e depois pelos lombardos. Posteriormente, várias famàlias importantes governaram a região, como Ottoni e Aldobrandeschi, que eram proprietárias de partes da Toscana e estabeleciam seu sistema feudal.

No século XII, iniciou-se a criação de várias cidades toscanas independentes (“Comune”), como Pistoia (a primeira cidade toscana), Luca (principal entro de riqueza) e Florença, berço do Renascimento (principal centro cultural, econômico e polàtico), que fizeram da Toscana um exemplo de autonomia cultural, social e econômico.

Durante o século XV, a famàlia Medici chegou ao poder e ganhou relevância polàtica nas instituições republicanas desde meados do século XV, contribuindo, inclusive, com o desenvolvimento das artes e da cultura florentina. Seu reinado sobre a Toscana durou até 1.737.

A invasão de Napoleão Bonaparte trouxe a idéia de nacionalismo, nascendo a concepção de uma nação italiana, incentivada por figuras importantes daquela época, como Dante Alighieri, Machiavel e Galileu Galilei.

Até 1861, era uma região independente, conhecida como Grão-Ducado da Toscana, que havia inclusive um hino, composto pelo florentino Egisto Mosell e intitulado “La Leopolda”. Desde então, a Toscana fez parte do Reino da Sardenha e, logo depois, do Reino da Itália.

Florença foi, por 5 anos, o centro do governo do Reino da Itália, transferido posteriormente para Roma após 1870.

 

Guia Toscana – Dicas para Organizar sua Viagem

Informações Gerais:

  • Guia Toscana: Melhor peràodo para visitar a Toscana

O clima na Toscana geralmente é ameno e muito agradável, mas há diferenças de temperatura de acordo com a área. O litoral, por exemplo, tende a ter verões mais quentes do que as áreas montanhosas, mas ao mesmo tempo as brisas do mar aliviam o calor. Viajar pela Toscana durante o verão, principalmente entre julho e agosto, também pode ser desagradável, pois as temperaturas normalmente chegam a 30 graus centàgrados, mas enche os olhos dos visitantes com seus maravilhosos e reluzentes campos de girassóis.

No inverno, a Toscana também costuma ser ensolarada, mas com temperaturas amenas, caindo muito à noite,principalmente nas montanhas, o que requer do turista usar roupas em “camadas”, para estar preparado para as mudanças de temperatura durante todo o dia.Os meses mais frios são janeiro e fevereiro,com temperaturas entre 7 graus centàgrados no litoral e 5,5 graus centàgrados no interior. Já nas montanhas, as temperaturas costumam ser muito baixas nesse peràodo, chegando a nevar e atrair esquiadores de todo o mundo.

Os melhores meses para visitar a Toscana são de abril à primeira quinzena de junho, durante a primavera, e setembro e outubro, peràodo do outono, quando o clima geralmente é bom, os preços são um pouco mais baixos e há menos turistas se aglomerando nos pontos turàsticos.

aneiro e fevereiro,com temperaturas entre 7 graus centà­grados no litoral e 5,5 graus centà­grados no interior. Já nas montanhas, as temperaturas costumam ser muito baixas nesse perà­odo, chegando a nevar e atrair esquiadores de todo o mundo.

Os melhores meses para visitar a Toscana são de abril à  primeira quinzena de junho, durante a primavera, e setembro e outubro, perà­odo do outono, quando o clima geralmente é bom, os preços são um pouco mais baixos e há menos turistas se aglomerando nos pontos turísticos.  

Dica: Muitos descobriram recentemente as vantagens de viajar na baixa temporada, ou seja, no inverno e no inàcio da primavera. Isso porque, nesse peràodo os preços são mais baixos e o número de turistas é muito menor. Então, se você deseja economizar e não enfrentar uma “onda” de turistas, esse pode ser um ótimo peràodo!

 

  • Quantos dias ficar na Toscana

    Provavelmente, um mês de férias não seria o bastante para conhecer todos os encantos da Toscana, mas para ter um panorama dessa região é necessário ficar, pelo menos, 5 dias para conhecer as cidades de arte, como Florença, Siena, Pisa e Arezzo, além das regiões de Chianti e Val d’Orcia.

    Para os mais sortudos, que têm mais de uma semana disponàvel, recomenda-se fixar a estadia em uma cidade e visitar as regiões próximas, assim perderá menos tempo com deslocamento e aproveitará o máximo possàvel.

 

  • Internet na Toscana

Existem muitos pontos de acesso wifi em quase todos os lugares na Toscana e, se não encontrar o sinal apropriado em uma loja ou restaurante, basta perguntar. Nas cidades mais turàsticas como Pisa, Florença e Siena, as prefeituras (chamadas de Comunes) disponibilizam wifi gratuito nas ruas.

Mas nossa dica é para que você não dependa apenas do Wifi, pois infelizmente quando você mais precisar, ele pode te deixar na mão. A melhor opção é você ter um chip de viagem! Caso queira, recomendamos uma empresa, que você compra, recebe o chip em sua casa e já chega no destino conectado, e para melhorar, nossos seguidores tem desconto de 15% na compra de qualquer plano. CLIQUE AQUI e confira.

  • Voltagem:

As tomadas na Toscana (e em toda Itália) são conectadas a 220V.

 

O que Comer na Toscana

Um concerto de sabores e conhecimentos, entre tradições antigas e novas, a Toscana sempre ofereceu rotas de bom gosto capazes de enfeitiçar turistas de todo o mundo. Fazendas, agriturismos e vinàcolas abrem suas portas para promover os melhores produtos regionais, oferecendo degustações e vendas diretas.

Vinho, azeite, trufas, carnes embutidas e carnes de animais selvagens são apenas algumas das especialidades desta terra.  Cada cidade, ou região, tem o seu produto tàpico, como a trufa branca de San Miniato, o queijo pecorino de Pienza ou o vinho Bunello de Montalcino.

Conheça um pouco mais dessas delàcias toscanas.

 

Pratos tàpicos da Toscana

  • Pão

Na Toscana, assim como em toda a Itália, o pão é sagrado. Assim, a importância de usá-lo mesmo quando está velho, se reflete em uma longa série de receitas, como apanzanella, zuppa di pane, a acquacottae apappa al pomodoro, só para citar alguns.

  • Carnes: branca e de caça

Outra caracteràstica da cozinha toscana por excelência é o uso de carne branca e de caça. Os mais comuns são peru, ganso, faisão e pombo, além do coelho.

Dentre as carnes de caça, como lebre, javali,e porco-espinho, o prato principal toscano é o pappardelle com javali.

A carne de porco também é muito utilizada, principalmente a da raça Cinta Senese, criada de forma selvagem e semi-selvagem, nas provàncias de Siena, Florença e Grosseto.

Os pratos mais famosos são: salame e prosciutto toscanos, finocchiona, capocollo, e a banha Colonnata, além do Fegatelli (prato antigo a base de fàgado), do Rosticciana e do Buristo (embutido de carne e sangue de porco).

  • Carne bovina: Chianina e Maremmana

A Chianina e a Maremmana são raças de boi criadas de forma selvagem ou semi-selvagemem Val di Chiana, Valtiberina, Casentino e Maremma.

Enquanto a carne de chianina é preferida para o bife clássico, como a famosa bistecca alla Fiorentina, a de maremmana é usada na preparação de ensopados e refogadas, como o delicioso peposo dell’impruneta, encontrado principalmente em Florença e Siena.

  • Queijos

Entre os queijos, a tradição está concentrada no pecorino da Toscana, feito com leite de ovelha. Os mais famosos são produzidos em Pienza e Maremma. Outros queijos da tradição toscana são a ricota e o raveggiolo.

  • Doces

Finalmente, há muito espaço para sobremesas, incluindo panforte, Zuppa Inglese, cantuccini di Prato, torta dela nonna, dentre outros.

 

Os melhores vinhos da Toscana

A Toscana sempre foi uma região famosa também pelos vinhos produzidos, onde cada área tem seu vinho especàfico.

Na área central, entre as provàncias de Florença e Siena, é produzido o Chianti Classico, Brunello di Montalcino (Montalcino) e o Vino Nobile di Montepulciano (Montepulciano).

No litoral das provàncias de Livorno e Grosseto, os vinhos mais famosos são os de Bolgheri, os tintos Maremmani (de Morellino di Scansano, Montecucco e Monteregio di Massa Marittima) e os brancos da uva Ansonica.

Entre os outros vinhos da Toscana, podemos citar o tinto Carmignano, um dos mais antigos vinhos da Toscana (Prato), o famoso Vernaccia di San Gimignano, o Bianco di Pitigliano, o Montescudaio Rosso (Pisa) e o Vin Santo (Arezzo, Pisa, Pistoia, Florença e Siena).

 

COMO CHEGAR NA TOSCANA

Graças a uma rede moderna e eficiente de conexões, os destinos da Toscana são facilmente acessàveis a partir de qualquer local de origem, seja na Itália ou em qualquer outro paàs da Europa.

 

1- De carro:

Existem três rodovias que conectam a Toscana ao resto da Itália e da Europa:

  • A1 Milão-Nápoles: conecta o norte e o sul da Itália, sendo a rota mais fácil para quem chega dos paàses da Europa Central e do Norte.
  • A12 Gênova-Livorno: segue a costa do Tirreno, sendo a estrada mais fácil para chegar a Roma e a conexão mais direta com a França, através da Ligúria.
  • A1 e A12 estão conectadas à rodovia A11 Firenze Mare e à rodovia Firenze-Pisa-Livorno, que permitem chegar a muitas outras cidades da Toscana.
2- De trem:

A Toscana é atravessada pela principal linha ferroviária italiana que liga Nápoles (sul) e Roma (centro) a Florença, Bolonha, Milão e norte da Europa. Uma segunda linha também permite chegar ao litoral da Toscana, partindo de Turim, Gênova, Roma e Nápoles.

As principais empresas de transporte de trem da Itália que servem a região da Toscana são a Trenitalia, que além de conectar as mais famosas cidades turàsticas de Florença e Siena, oferece também trens regionais de ligação com as cidades menores, a exemplo de Lucca e Cinque Terre, e a ItaloTreno que, apesar de ter menos linhas que a concorrente, liga Florença às principais cidades do paàs.

3- Em aéreo:

Existem dois aeroportos que conectam a Toscana ao resto do mundo: o Galileo Galilei em Pisa, conectado aos principais aeroportos italianos, europeus e internacionais, e o Amerigo Vespucci em Florença, conectado aos aeroportos italiano e europeu.

Existem também pequenos aeroportos na região:

  • Aeroporto Vespucci di Firenze
  • Aeroclub Fagnani – Siena
  • Aeroporto Galilei di Pisa
  • Aeroporto di Grosseto
  • Aeroporto Lucca Tassignano
  • Aeroclub Massa-Cinquale
  • Aeroclub Molin Bianco Centini – Arezzo
  • Aeroporto Marina di Campo – Isola d’Elba

 

COMO SE MOVERNA TOSCANA

Para se deslocar entre as cidades da região, existem várias alternativas a serem escolhidas de acordo com as necessidades dos visitantes. Abaixo, seguem algumas informações importantes sobre como se mover na Toscana para organizar direitinho o seu itinerário.

De Transporte Público

O transporte público em geral é a melhor solução para se locomover entre as cidades toscanas e dentro das próprias cidades também, pois,geralmente, as atrações turàsticas estão em áreas de tráfego limitado, onde apenas os meios de transporte público têm permissão de passar.

De trem, as principais cidades estão conectadas na linha ferroviária nacional que liga o norte (Milão via Bolonha) ao sul (em direção a Roma e Nápoles). A estação mais importante é Florença Santa Maria Novella. Os trens regionais cobrem a maioria dos destinos da Toscana e aqueles que não são alcançados por trem oferecem ônibus como alternativa, que quase sempre partem de locais próximos às estações ferroviárias.

Consulte os sites das empresas que fornecem serviços de transporte ferroviário e rodoviário para descobrir todas as rotas e horários:

  • Florença – empresas ATAF; GEST (tramvia)
  • Pisa/Livorno/Lucca/Massa-Carrara/Empoli – empresa CTT NORD
  • Prato -empresa Cap Autolinee
  • Pistoia -empresa Copit
  • Arezzo/Grosseto/Piombino/Siena/Certaldo-San Gimignano – empresa Tiemme spa
  • Mugello –empresaAutolinee Mugello Valdisieve
  • Chianti/Valdarno –  empresaAutolinee Chianti Valdarno

De carro

O turista que prefere viajar de carro pode optar dentre as inúmeras empresas de locação de veàculos encontradas nas principais cidades e aeroportos da Toscana.

Pessoas com deficiências motoras, com documentação equivalente, têm acesso livre à ZTL, existentes em muitas cidades, especialmente nos centros históricos.

Nossa dica para quem quer alugar um carro para aproveitar a região, é dar uma olhadinha nas opções disponàveis pela rentcars. Lá eles fazem a comparaçào em várias locadoras ao mesmo tempo, com certeza você irá encontrar a melhor opção para sua viagem. E o melhor de tudo, caso você queira pagar antecipado, você pode parcelar. CLIQUE AQUI e confira

 

De Táxi

Quem pretende usar esse tipo de transporte na Toscana, deve saber que nem todas as cidades da região possuem serviço de táxi, a exemplo de Montalcino (lá, somente existe o serviço de transfer privado). Já outras, como Siena e Florença, têm vários pontos de táxi espalhados em diferentes pontos, principalmente próximo das estações de trem e ônibus, além da entrada dos centros históricos.

 

 

Onde Se Hospedar na Toscana

Esta pergunta –onde se hospedar na Toscana – é a primeira a ser feita na preparação da viagem e a sua resposta dependerá muitos fatores que fazem parte da viagem: quantos são os dias disponàveis para conhecer o lugar, se é a primeira vez na região, o meio de locomoção, o que quer conhecer e etc.

Para ajudar nessa etapa, preparamos algumas dicas que farão a diferença no seu planejamento.

  • Descobrindo a toscana

Para quem vai à Toscana pela primeira vez, ou ainda usará apenas transporte público para se locomover, a dica é fixar base em Florença. Essa cidade maravilhosa, além de várias atrações culturais, históricas e gastronômicas, é muito bem servida de transportes públicos que facilitam o deslocamento do visitante (principalmente para quem viaja de trem), indo para outras cidades da Toscana, como Lucca, Siena, Cinque Terre e Pisa por exemplo.

Além disso, de Florença partem muitas excursões diárias para as outras cidades, a exemplo de San Gimignano, Montalcino e Montepulciano.

  • Turista motorizado

O turista que viaja de carro pode utilizar dessa facilidade para se hospedar nas regiões mais lúdicas e esplendorosas da Toscana: no campo, entre vinhedos e oliveiras,os campos de girassóis e inúmeros borgos centenários.

O melhor local de hospedagem no campo da Toscana é a área central entre Florença e Siena, que inclui, entre outras coisas, toda a área vinàcola de Chianti.

A região ente San Miniato (a oeste) e Valdarno (a leste, perto de Arezzo), é outro local recomendado para hospedagem, pois está a cerca de uma hora (ou até menos) da maioria dos lugares mais populares da Toscana, tais como Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Volterra, Arezzo, Crete Senesi, Val d’Orcia e a região vinàcola de Chianti.

No fascinante campo da Toscana existem muitas casas e fazendas que foram transformadas em agriturismos e hotéis que recebem hóspedes que escolhem uma hospedagem mais tranquila e fora dos grandes centros urbanos. Além do cenário de cinema, a hospedagem no campo da Toscana oferece uma gastronomia “Km 0” (como se diz na Itália), ou seja, com produtos gastronômicos produzidos na região e frutas e hortaliças da estação.

Como alternativa de hospedagem, existem ainda inúmeras vinàcolas pequenas que também são agriturismos e hospedam seus visitantes em alojamentos com vista para as plantações de uva e oferecem descontos em suas degustações de vinhos.

A vantagem de ter um carro nessa hora é ter uma maior variedade de opções de hospedagem, sem estar vinculado a um único local que só pode ser alcançado por transporte público, além de poder facilmente organizar excursões e passeios para qualquer lugar ou cidade que deseja descobrir.

 

Principais Cidades da Toscana

Na Toscana, além de Florença, sem sombra de dúvidas você encontrará inúmeros borgos e cidades pequenas encantadoras para serem visitados durante a sua estadia. Abaixo apresentamos uma seleção das principais (e mais incràveis!) cidades toscanas para visitar e se encantar.

 

Guia Toscana: Siena

Vir à Toscana sem conhecer Siena é um grande erro a não ser cometido!Localizada a 70 quilômetros de Florença, Siena é uma cidade perfeita para visitar durante o dia, porque é uma cidade bem pequena e que pode ser conhecida à pé, já que os principais pontos turàsticos são próximos uns dos outros.

Além dede todo o seu charme, cultura e história, Siena é conhecida mundialmente pelo Palio di Siena, um evento realizado todos os anos nos dias 2 de julho e 16 de agosto, onde acontece a famosa corrida de cavalos, na qual competem os jóqueis pertencentes aos vários bairros da cidade, chamados de “contrada”.

 

  • Pontos turísticos de Siena

O coração da cidade é a Piazza del Campo, com sua forma inconfundàvel de concha. É considerada um dos espaços urbanos mais interessantes da Europa, estando entre as maiores e mais bonitas praças medievais preservadas.Esta praça é famosa por ser o local onde acontece o Palio di Siena.

Da Piazza del Campo é possàvel admirar o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia,construàda entre 1325 e 1348, como um sàmbolo de elegância e poder da época. Apenas em 1666 a torre ganhou um sino, apelidado pelos de locais de “Campanone” (sino grande, em português) e também de “Sunto”, porque o sino foi dedicado à Santa Assunta. Os turistas podem visitar a torre e subir os seus mais de 80 metros a pé para admirar Siena do alto, além do museu que existe no térreo.

Outro ponto turàstico de Siena é o Duomo, construàdo entre os séculos XII e XIV.A Catedral de Siena é um edifàcio atraente e espetacular, tanto por dentro quanto por fora, sendo uma visita obrigatória. Não deixe de conhecer o batistério, o museu e a cripta, além de subir as escadas até o topo da catedral para ver o “Panorama del Duomo”, com as melhores vistas da cidade.

No setor de compras, a Via Banchi di Sopra é outro lugar a ser visitado.Juntamente com a Via di Città, ela forma o eixo medieval da cidade, sendo um dos principais pontos de comércio de Siena e uma das ruas mais populares para os turistas.

 

  • Como chegar a Siena

Além das excursões que partem, principalmente, de Florença é possàvel chegar a Siena de várias maneiras:

  • Trem: partindo de Florença, a viagem de trem a Siena dura uma hora e meia. A estação de trem fica a 2 km do centro histórico de Siena. No shopping de frente à estação, existem esteiras rolantes que conectam a parte baixa da cidade com a parte alta, já bem próximo ao centro.
  • Ônibus: existem várias empresas de ônibus que partem das cidades da região em direção a Siena, como Prato e Empoli. De Florença, por exemplo, a viagem dura cerca de uma hora e 15 minutos e o custo da passagem dependerá da empresa escolhida.

**Dica: Você pode aproveitar a ida a Siena para conhecer as fascinantes cidades de San Gimignano e Monteriggioni ,cidades de origem medieval localizadas entre Florença e Siena.

 

Guia Toscana: Pisa

Localizada a cerca de 85 quilômetros de Florença e ao longo do rio Arno, na região noroeste da Toscana, a cidade de Pisa era uma das repúblicas maràtimas, além de ser o local de nascimento de Galileu Galilei, o famoso fàsico e astrônomo italiano, e da famosa “torre torta”.

Pisa é um dos principais destinos turàsticos da Itália. A cidade é bem pequena e pode ser visitada em algumas horas,o que o torna um destino perfeito para um passeio de um dia. Inclusive, por estar no litoral, se o dia estiver propàcio o turista pode ir até a praia e relaxar de vista para o mar.

 

  • Pontos turàsticos de Pisa

A cidade é universalmente conhecida por sua famosa torre pendente, de mais de 58 metros de altura, a Torre di Pisa, localizada na Piazza dei Miracoli. A sua construção começou em 1173 e durou 177 anos, é o emblema da cidade e um dos sàmbolos italianos mais famosos. As fundações da torre começaram a afundar desde os primeiros anos de sua construção, o que lhe rendeu fama mundial.

Próximo à torre, está outra atração turàstica, o Duomo di Pisa, fundado em 1064. A Catedral tem em seu exterior cores contrastantes de branco-preto de inspiração árabe e um uso maciço de materiais de reutilização dos monumentos romanos. Junto com a Catedral está também o Batistério de São João, fundado em 1152.

Estes edifàcios formam,juntamente com a Torre di Pisa, um excelente complexo arquitetônico construàdo em estilo romântico “pisano” que podem ser visitados pelos turistas, lembrando que a visita ao Duomo é grátis.

Além desses, existem muitas outras atrações na cidade, principalmente para os amantes de arte e história, como:

  • Museo dell’Opera del Duomo 
  • MuseoNazionale di San Matteo
  • Chiesa di Santa Maria della Spina
  • Domus Galilaeana 

 

  • Guia Toscana: Como chegar a Pisa

Pisa tem estação de trem aonde chegam vários trens regionais. Saindo de Florença, a viagem de trem dura cerca de 50 a 70 minutos.

Dica: Se tiver tempo, é possàvel aproveitar o passeio para conhecer Lucca, que está penas a meia hora de trem de Pisa.

 

Guia Toscana: Lucca

Apelidada de “Cidade das 100 Igrejas”, Lucca é famosa por suas muralhas perfeitamente preservadas, um excelente ponto de partida para um passeio por Lucca.

A cidade está localizada em uma planàcie no sopé dos Alpes Apuanose é muito pequena, o que permite uma visitada de um dia.

O centro histórico de Lucca é todo circunda pela muralha desde o século XVI, que tem o total de4 km de extensão e 12 metros de altura.Os muros tinham o propósito militar, pois foram construàdas como estratégia de defesa da cidade. Atualmente, a muralha é ponto turàstico.

 

  • Pontos turàsticos de Lucca

Além das 100 igrejas, a maioria das atrações de Lucca mostra a sua história antiga: desde os vestàgios do anfiteatro romano que pode ser visto na forma da Piazza dell’Anfiteatro até os vestàgios arqueológicos da igreja do século XII dos Santos Giovanni e Reparata (a primeira cidade catedral, localizada ao virar da esquina da atual Cattedrale di San Martino), e às várias torres e vilas construàdas dos séculos XII a XVI.

Outras atrações principais em Lucca incluem a Piazza San Michele, com sua bela Chiesa di San Michele in Foro, a Basàlica de San Frediano, bem como a Torre do Relógio e a Torre Guinigi.

Dica: Lucca fica a menos de meia hora de Versilia e sua costa cheia de praias. Ótima pedida para o calorão toscano.

 

  • Guia Toscana: Como chegar a Lucca

A estação ferroviária de Lucca está muito próxima ao centro, cerca de 5 minutos a pé,e várias linhas de trens chegam diretamente na cidade, saindo de Pisa (20 minutos) e Florença (uma hora e 20 minutos), além de Montecatini Terme (meia hora) e Pistoia (45 minutos), perfeito para quem se locomove exclusivamente de transporte público.

Apesar de não ser tão cômodo como o trem, existem linhas de ônibus intermunicipais que chegam em Lucca. A rodoviária da cidade está localizada na Piazzale Verdi, dentro das muralhas. Entre as cidades da Toscana conectadas a Lucca de ônibus estão Florença, Pisa e Viareggio, pela empresa de ônibus que faz o transporte é a VaiBus Lucca

 

Guia Toscana: San Gimignano

Conhecida como a “Cidade das Mil Torres”, San Gimignano é uma pequena vila fortificada de origem medieval, localizada nas colinas da Toscana e declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1990.

É conhecida principalmente pelas 14 torres medievais que ainda estão de pé, construàdas em conjunto com outras 58 entre os séculos 11 e 13. Essas torres simbolizavam uma espécie de “concorrência social” vivida na Idade Média, onde as famàlias mais influentes exibiam seu poder e sua riqueza através dessas construções. Quanto mais alta fosse a torre, mais rica e poderosa era aquela famàlia.

 

  • Pontos turísticos de San Gimignano

Além das famosas torres, San Gimignano é uma cidade bem pequena que pode ser visitada tranquilamente em poucas horas. O centro da vila é formado pela Via San Matteo e Via San Giovanni, e também por quatro praças: Piazza della Cisterna, Piazza del Duomo, Piazza Pecori e Piazza delle Erbe.

Aliás, é na Piazza della Cisterna que existe outra atração turàstica de San Gimignano mundialmente conhecida: a sorveteria Dondoli. Seu sorvete artesanal é reconhecido como um dos melhores do mundo e os turistas fazem filas quilométricas para provar seus sabores e, além disso, serem cumprimentados pelo Sergio, proprietário da sorveteria e criador dos sabores.

Caminhando pelas suas estreitas ruas e becos medievais, você encontrará edifàcios realmente interessantes, como o Duomo, a Basàlica Collegiata di Santa Maria Assunta ou o Palazzo Comunale, a sede do Museu Municipal, de onde você pode acessar a Torre Grossa, para contemplar as excelentes vistas panorâmicas da cidade e da paisagem fantástica que a rodeia.

 

  • Guia Toscana: Como chegar em San Gimignano

San Gimignano não tem estação de trem, sendo a estação mais próxima na cidade de Poggibonsi. Então, a melhor forma de chegar lá é reservando uma excursão partindo do local onde o visitante estiver hospedado, principalmente de Florença.

Mas para quem deseja se aventurar de trem e ônibus e contemplar as belezas das colinas toscanas, existem algumas opções:

  • De trem, regional, com a empresa Trenitalia, é necessário ir até a cidade de Poggibonsi (linha “Empoli-Siena”),descendo na estação chamada “Poggibonsi/San Gimignano”. Depois, pegar um ônibus da empresa Tiemme S.p.a. para San Gimignano.
  • De ônibus,além de Poggibonsi, outras cidades da região, como Florença e Siena,têm várias linhas de ônibus da empresa Tiemme S.p.a. que partem em direção a San Gimignano.

Guia Toscana: Arezzo

Visitar Arezzo é como viajar de volta no tempo, entre monumentos, igrejas e museus, que trazem você de volta ao passado. A cidade surgiu sobre uma colina na encruzilhada dos vales toscanos de Val Tiberina, Casentino, Valdarno e Valdichiana.

A cidade tem origens muito antigas. Era uma cidade etrusca próspera, e hoje certamente merece ser visitada por causa de sua grande herança histórica.Existem ainda vestàgios do “Arretium” –como era conhecida no Império Romano, desde o século IX. a.C.,tendo sido uma das cidades mais importantes da Toscana.

 

  • Pontos turàsticos de Arezzo

Embora boa parte da cidade medieval tenha sido destruàda durante a Segunda Guerra Mundial, o centro histórico de Arezzo mantém ainda esplêndidos monumentos, igrejas, palácios e museus.

A Basilica di San Francesco é a igreja mais famosa da cidade. No interior, preserva os afrescos da “Lenda da Verdadeira Cruz”, de Piero della Francesca, uma obra-prima renascentista de valor inestimável

Além da Basàlica, outros lugares da cidade que devem ser visitados são:

  • Piazza Grande, com a Loggia del Vasari 
  • Fortezza Medicea
  • Museu de Arte Medieval 
  • Anfiteatro Romano
  • Chiesa diSanta Maria della Pieve.

Curiosidade: Arezzo foi o cenário do filme “A vida é bela”, encenado e dirigido por Roberto Benigni. Basta passear pelo centro histórico para reconhecer os cenários escolhidos pelo diretor, como as escadarias da Cattedrale dei Santi Pietro e Donato, o Duomo di Arezzo, onde o personagem Guido estendeu um tapete vermelho para que sua amada não pisasse no chão molhado, além do Palazzo Pretorioe a Piazza Grande, onde Guido passeava de bicicleta.

Dica: Ao visitar Arezzo, dê uma escapa até Cortona, uma pequena vila charmosa que fica no alto de uma colina toscana que também serviu de cenário para outro filme famoso: “Sob o sol da Toscana”. 

 

  • Guia Toscana: Como chegar em Arezzo

Além de ser um destino fantástico, Arezzo é um local de muito fácil acesso de várias partes da Toscana e da Itália.

A estação ferroviária de Arezzo está localizada na linha ferroviária “Bologna-Roma”. Logo, partindo de Roma a viagem até a cidade dura cerca de duas horas e meia.

A estação também é servida por conexões diárias com trens Intercity para Florença (Rifredi – 40 minutos,Santa Maria Novella e Campo di Marte – entre 1h/1h30 de viagem) e pelas linhas ferroviárias regionais de Arezzo-Sinalunga e Arezzo-Stia, operadas pela TFT (Trasporto Ferroviario Toscano) do grupo LFI.

de ônibus, Arezzo está conectado com Valdichiana, Valtiberina, Pratomagno, Casentino e Valdarno, pelas linhas de ônibus das empresas ATAM

 

Guia Toscana: Montepulciano

 

Montepulciano é uma cidade medieval de rara beleza no sul da Toscana, que certamente merece ser visitada! Localizada no topo de uma cordilheira de calcário, a cerca de 600 metros de altura, e não muito longe de Siena, Montepulciano é uma pequena cidade.

É um borgo único, com elegantes prédios renascentistas, igrejas antigas e praças esplêndidas. Além disso, de Montepulciano, é possàvel desfrutar de um panorama fabuloso do horizonte de Val d’Orcia e do Val di Chiana.

Montepulciano também é famosa por seu vinho – o Nobile di Montepulciano, que muitos conhecedores o consideram um dos melhores vinhos da Itália.

Curiosidade:Na última década,Montepulciano ganhou muita popularidade após ter servido de cenário, em 2009,para o famoso filme “Lua Nova”, da saga “Crepúsculo”, com um aumento significativo de turistas após a sua estréia nos cinemas.

 

  • Pontos turàsticos de Montepulciano

A Piazza Grande é o coração de Montepulciano e o local dos principais eventos da cidade, incluindo oIl Bravio delle Botti, uma corrida de tonéis de vinho realizado todos os anos em agosto, e muito mais.

Na parte mais alta do borgo, em uma das praças mais bonitas da Itália, está o Duomo di Montepulciano, construàdo entre 1586 e 1680 e dedicada a Santa Maria Assunta. Próximos ao Duomo estão: o Palazzo Comunale, o Palazzo Tarugi e o Palazzo Contucci (este último, tem uma adega e realiza degustações de vinhos).

Além desses: a Fortezza; oTempio di San Biagio, construàdo entre 1518 e 1548,é uma das obras-primas da arquitetura renascentista italiana;o Museu Càvico de Montepulciano está localizado dentro do Palazzo Neri Orselli, um esplêndido edifàcio do século XIV que também abriga a Pinacoteca Crociani, composto por cerca de 180 pinturas do século XIV ao século XIX.

Basta um passeio pelas ruas de Montepulciano para admirar toda essa beleza arquitetônica e as suas atrações e, ao mesmo tempo, admirar a vista incràvel do horizonte Toscano, coberto por aquelas vinhas fabulosas que produzem o famoso Nobile!

Dica: A posição estratégica de Montepulciano o torna o local ideal para começar a descobrir esse belo canto da Toscana. A harmoniosa Pienza, a vila termal de Bagno Vignoni, o famoso borgo de Montalcino e muitas outras vilas encantadoras estão a poucos minutos de viagem.

 

  • Guia Toscana: Como chegar em Montepulciano

Infelizmente, a cidade não tem estação ferroviária. Logo, a forma mais rápida para chegar em Montepulciano é de carro. Veja como:

  • Rodovia A1 –saindo em Casello di Chiusi Chianciano, seguindo em direção a Chianciano; e
  • Cassia SS1 – saindo em San Quirico d’Orcia e seguindo em direção a Pienza.

Quem quiser usar transporte público para chegar em Montepulciano, principalmente saindo de Siena, terá que usar uma das linhas de ônibus da empresa TIEMME S.p.a. No site da empresa é possàvel pesquisar as linhas dos ônibus e os respectivos horários, que ligam as cidades da Toscana a Montepulciano

 

Guia Toscana: Montalcino

Ao sul de Siena e a oeste de Pienza fica esta linda vila medieval, que parece saàda de um conto de fadas, cercada por uma muralha poderosa e dominada por um antigo castelo de perfeição arquitetônica. Montalcino permanece praticamente o mesmo desde o século XVI,sendo uma bela cidade histórica imersa na esplêndida paisagem do Parque Natural Val’Orcia, um verdadeiro show de colinas sinuosas aqui e ali, com árvores de carvalho, oliveiras e estradas cinematográficas que serpenteiam vinhedos.

Montalcino, città del Brunello” (em português: Montalcino, cidade do Brunello) – Essa é uma das primeiras coisas que quem pesquisa na internet sobre Montalcino acaba lendo.Para quem não o conhece, Brunello é um dos mais famosos vinhos italianos produzido nessa cidade e, portanto, pode-se dizer que ele é o “filho emérito” desse lindo borgo medieval, situado no alto da montanha. E com razão!

A cidade de Montalcino tornou-se rica e famosa graças ao vinho Brunello, reconhecida em todo o mundo pela sua extraordinária produção. No século XV,a vila já era bem conhecida por seus vinhos tintos, mas foi a preciosa fórmula do Brunello, inventada em 1888 por Ferruccio Biondi Santi, usando apenas a uva Sangiovese,que colocou a cidade no cenário mundial dos vinhos e do turismo.

 

  • Pontos turísticos de Montalcino

Mas Montalcino não é apenas vinho, é também arte e cultura. As ruas e becos estreitos de Montalcino são verdadeiramente encantadores e a vila é o local ideal para passear entre o labirinto de deliciosas lojas de artesanato, cafés, restaurantes e bares de vinho.

O centro histórico é dominado pela poderosa Rocca (Fortezza di Montalcino), uma fortaleza construàda em 1361 como um sinal da passagem da cidade ao domànio de Siena. O panorama dos muros da fortaleza é verdadeiramente espetacular: vai de Monte Amiata até Siena e atravessa todo o Val d’Orcia até as colinas de Maremma.

A fortaleza permanece praticamente intacta desde a Idade Média e ali são realizados festivais, eventos e concertos, como o “Jazz & Wine Festival”, realizado todos os anos no mês de julho.

Outra atração de Montalcino é o Palazzo dei Priori, sede do municàpio, com vista para a praça principal, conhecida como Piazza del Popolo, com sua bela galeria gótica, assim como o Palazzo Vescovilee as igrejas de Sant ‘Agostino, Sant’ Egidio e San Francesco. Imperdàvel também são o Museu Càvico e Diocesano de Arte Sacra e o Museu do Vidro localizado dentro do castelo Poggio alle Mura, que traça a história do nascimento do vidro.

Saindo do centro histórico, a mais ou menos 7 quilômetros de distância, existe uma das mais famosas atrações turàsticas da Toscana: a Abbazia di Sant’Antimo. Situada em meio a um lindàssimo vale, entre vinhedos e oliveiras, essa esplêndida abadia foi fundada em 781, por Carlos Magno, como sinal de agradecimento pelo fim de uma doença que devastou a região.

Dica: Montalcino localiza-se na região de Val D’orcia e está bem próximo a outras vilas, como Buonconvento e San Quirico d’Orcia .Então, aproveite a sua viagem a Montalcino e faça, pelo menos, um almoço ou um jantar em um desses locais igualmente encantadores.

 

  • Guia Toscana: Como chegar em Montalcino

Como muitos dos borgos toscanos, Montalcino não é servida de rede ferroviária. A forma mais fácil para chegar lá é de carro:

  • para quem vem de Roma – Cassia SS2 de Radicofani a Montalcino
  • para quem vem de Siena – Cassia SS2 de Montalcino a Radicofani
  • para quem vem da Autoestrada A1: saia em “Bettolle – Val di Chiana” e siga em direção a “Sinalunga – Pienza”.

 

É possàvel também chegar em Montalcino de ônibus, com uma das linhas da empresa TIEMME S.p.a..

 

Guia Toscana: Ilha de Elba

Elba é a maior ilha do arquipélago da Toscana e a terceira maior da Itália, depois da Sardenha e da Sicàlia. Juntamente com as demais oito ilhas do arquipélago, incluindo Giglio, Giannutri e Montecristo, faz parte do Parque Nacional do Arquipélago da Toscana, o maior parque marinho da Europa.

O nome Elba vem da etnia Ilvates,derivando precisamente da palavra “Ilva”. A ilha está cheia de evidências de seu passado, com muitos achados arqueológicos preservados em museus e imponentes arquiteturas militares.A ilha também é rica em recursos minerais, pois possui uma grande variedade de pedras semipreciosas e rochas.

O que a tornou um destino turàstico popular entre italianos e estrangeiros são o mar de águas cristalinas e as esplêndidas praias de Elba. A riqueza da paisagem, tanto terrestre quanto marinha, faz desta ilha quase um paraàso.

Curiosidade: Foi em Elba que Napoleão Bonaparte cumpriu seu exàlio, em 1814.’

 

  • Pontos turàsticos na Ilha de Elba

A Ilha é possui 7 comunes (cidades): Campo nell’Elba, Capoliveri, Marciana, Marciana Marina, Porto Azzurro, Rio (Rio nell’Elba e Rio Marina) e Portoferraio, sendo esta última a capital de Elba. Cada uma dessas cidades tem caracteràsticas culturais e econômicas próprias. Além disso, as ilhas de Montecristo e Pianosa pertencem, respectivamente, aos municàpios de Portoferraio e Campo nell’Elba.

Elba é um daqueles destinos completos, pois proporciona experiências por terra, água e ar.  Por terra, a riqueza histórica e cultural da ilha se observa em edifàcios medievais, como o Castello del Volterraio,a Palazzina dei Mulini, situado dentro do Museu Nacionaldas Residências Napoleônicas, o Museu Càvico Arqueológico de Marciana, o Museo del Mare di Capoliverio Santuario della Madonna del Monte, a Torre di San Giovanni e o Eremo di Santa Caterina.

Para os amantes da praia, Elba é um verdadeiro paraàso.São mais de 147 quilômetros de costa, com mais de 150 praias, cada uma diferente das outras: longas praias de areia dourada, de areia preta ou de areia branca, pequenas enseadas selvagens e aquelas com falésias de granito.

As praias imperdàveis são: Sansone, com mar caribenho e areia branca, a praia de Forno, emoldurada pela pequena vila costeira, a bela Cavoli, muito frequentada pelos jovens, alonga praia de Lacona e a praia de Barabarca, uma das mais bonitas de Capoliveri.

Além disso, Elba é um destino ideal para quem gosta de esportes ao ar livre,como escaladas, caminhadas e mountain bike pelos bosques, mergulho, navegar com barco a vela ou ainda relaxar na Termas de San Giovanni.

 

  • Guia Toscana: Como chegar na Ilha de Elba

Para chegar à Ilha de Elba, existem algumas opções tanto por mar quanto por via aérea.

Pelo mar, será necessário pegar uma balsa na Estação Maràtima de “Piombino Marittima”, localizada no Porto de Piombino, um local facilmente acessàvel de carro, trem ou ônibus, onde no verão quatro empresas de navegação fazem o percurso maràtimo de 10 quilômetros do continente até as cidades de Portoferraio (1h 10 min), Rio Marina (45 min) e Cavo (35 min):

  • Toremar
  • Moby Lines
  • Blu Navy
  • Corsica-Sardinia Ferries

No verão, a empresa Corsica-Sardinia Ferries também opera com uma linha que liga Portoferraio a Bastia (Ilha Córsega). A viagem dura cerca de 1 hora e 30 minutos.

Dica: se você estiver de carro e quiser embarcá-lo na balsa, é aconselhável comprar os bilhetes com antecedência, para ter certeza de encontrar um lugar disponàvel e achar tarifas mais convenientes.

Como alternativa, é possàvel chegar na Ilha de Elba também de avião, aterrissando no Aeroporto Marina di Campo, localizado em La Pila. São 3 companhias aéreas que operam neste aeroporto, conectando Elba aos aeroportos nacionais e internacionais:

  • Silver Airways
  • Jetfly – vôos charter
  • Zimex

 

Gostaram do pequeno Guia Toscana que preparamos para vocês? Esse Guia é para dar um norte para vocês saberem um pouco o que conhecer por lá. Você já conhece a toscana? o que é imperdàvel por lá?

Guia Toscana: Dicas para Economizar em Sua Viagem:

Procurando sua Passagem? Não deixe de ficar de olho em nosso site para receber as melhores promoçõe de passagens, se preferir você pode fazer sua pesquisa personalizada

Baixe nosso aplicativo para receber todas as dicas e promoçõe em seu celular em tempo real, esta disponàvel gratuitamente da App Store e Play Store:


Melhor Chip de Internet Internacional em mais de 140 Paàses

Fique conectado em toda sua viagem com o chip de internet ilimitada. Indicamos uma empresa que você compra e recebe o seu chip no Brasil e já chega no seu destino conectado. Existem planos que funcionam em mais de 14o paàses, e você pode manter seu número de WhatsApp. Nossos seguidores tem 15% de desconto em todos os planos! Para ter o desconto  bem simples, só clicar no Link abaixo e o desconto será aplicado automaticamente no final da sua compra:

CHIP INTERNACIONAL COM DESCONTO


Melhor Lugar para Fazer seu Seguro Viagem

Ainda não tem Seguro Viagem? Independente de qual seja o seu destino, nunca viaje sem o seguro! Indicamos uma empresa, que faz a comparação em várias seguradoras ao mesmo tempo, encontrando sempre o melhor preço e opção para sua viagem. E para ficar ainda melhor, nossos seguidores tem até 15% de desconto em todos os planos! Aproveite.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO


Melhor Lugar para Reservar seu Hotel

Se você esta procurando a melhor opção para alugar seu hotel, confira um post que fizemos em nosso site do melhor lugar para fazer sua reserva. Preço bom e excelente forma de pagamento! e o melhor de tudo, benefàcios para você.

RESERVE SEU HOTEL COM MELHOR PREÇO

 


Aluguel de Carro com Desconto

Dependendo do destino que você for viajar, alugar carro é essencial, pois te dará muito mais liberdade para conhecer e ir a mais lugares. Fizemos um post aqui em nosso site com as melhores empresas para você alugar seu carro, com certeza você irá encontrar a melhor opção para sua viagem.

ALUGUEL DE CARRO COM MELHOR PREÇO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *