O que fazer em Roma – Guia completo com dicas de Roma

O que fazer em Roma  – As melhores dicas de Roma que não podem faltar em seu roteiro

O que fazer em Roma

O que fazer em Roma  – Visitar Roma, a chamada Cidade Eterna, é fazer uma viagem aos momentos mais gloriosos de nossa história. A cidade consegue conciliar o ritmo de uma metrópole com o calor humano tà­pico de uma localidade provinciana.  

E, como diz o ditado, todos os caminhos levam a Roma.  

Neste post você irá encontrar: Um pouco sobre Roma, Transporte em Roma, O que fazer em Roma, Onde fazer compras em Roma, Onde se Hospedar em Roma, Melhor época para visitar a cidade e muito mais…

No final do Post você irá encontrar várias dicas de como economizar em sua viagem: Passagens, Chip de Internet, Aluguel de Carro, Seguro Viagem e Hotéis.

 

Enfim, confira nesse post tudo  O que fazer em Roma e as melhores dicas de Roma


Um breve resumo sobre a cidade  

Roma é a capital da Itália e está situada na região de Lácio, sendo a maior cidade da Itália e quarta da União Europeia, com cerca de 2,8 milhões de habitantes. Localiza-se na região centro-ocidental da Penà­nsula Itálica, a famosa bota, e é cortada pelo rio Tibre.    

Uma curiosidade sobre Roma é que a cidade é a única do mundo a possuir em seu interior um país. Isso mesmo! O Vaticano é um estado independente.  

Com mais de 2.500 anos de história, Roma é considerada o berço da civilização ocidental e um dos principais centros do Renascimento italiano. Sua lendária fundação se deu no ano de 753 a.C., segundo um dos mais famosos mitos, a história de Rômulo e Remo.  

Atualmente é classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, possuindo diversas atrações e monumentos. Isso faz com que o turismo seja uma das principais fontes de economia da cidade.  

Roma é um verdadeiro Museu a céu aberto! A cada esquina, você sempre irá se encantar com a cidade!

No final do Post você irá encontrar várias dicas de como economizar em sua viagem em: Passagens, Chip de Internet, Aluguel de Carro, Seguro Viagem e Hotéis.

CHIP DE INTERNET NA ITàLIA:

Quer ter internet durante toda a sua viagem, manter seu número de WhatsApp, sair com o Chip do Brasil e ainda ter 15% de desconto? É simples! Compre seu Chip com nosso parceiro EASYSIM4U e receba o chip em sua casa! Internet em até 140 países: Basta acessar o site EASYSIM4U CLIQUE AQUI e utilizar o cupom de Desconto de 15% : VBPM15  O desconto é válido para todos os planos, mas só irá funcionar se você clicar no link acima  . Ou para maiores informações sobre o chip da EASYSIM4U    CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS  


Dicas de Roma  –  Informações importantes  para sua viagem

  • Dinheiro: sendo a Itália parte da União Europeia, a moeda corrente é o Euro, acessà­vel para compra em qualquer casa de câmbio.  
  • Eletricidade: a voltagem é 220 volts e as tomadas são geralmente de três pinos paralelos, são os plugs do tipo L.  
  • Vistos: não é preciso ter visto, basta ter o passaporte com validade de pelo menos 6 meses até a data da sua volta. A permanência máxima para turistas é de 90 dias.  
  • Segurança e Saúde: uma das exigências para viajar para Itália e demais países da Europa é fazer um seguro de viagem com uma cobertura mínima de 30 mil euros. Mas não se assuste com este valor, o seguro em si não é caro e garante assistência médica e odontológica, seguro contra roubos, perda ou extravio de bagagens, entre outros serviços.  Não deixe de fazer, além de importante é obrigatório! Não deixe de conferir o melhor local para fazer seguro viagem com melhor preço :  CLQUE AQUI
  • Não é exigida nenhuma vacina para viajar para a Itália.  
  • Idioma: a là­ngua oficial é o italiano, porém, por ser uma cidade turística, é fácil encontrar pessoas que falam inglês. Além disso, é possível entender um pouquinho do italiano, já que este possui a mesma origem que o português.  
  • Festivais e eventos: muitas viajantes além de desfrutarem das atrações turísticas, buscam uma imersão cultural. Aà­ vão algumas dicas:  

O Natale di Roma é a celebração do nascimento de Roma. A data é comemorada no dia 21 de abril, mas as festas se estendem por vários dias. Um dos momentos mais icônicos é o desfile que conta com personagens da Roma antiga, como soldados, gladiadores, senadores, entre outros.  

Para quem gosta de esportes, em abril acontece a famosa Maratona de Roma, são 42 km de percurso pela cidade. Uma outra opção para os menos atléticos é a Roma Fun Run La Stracittadina, que tem apenas 4 km.  

A Festa de Noantri acontece em julho no Trastevere, um dos bairros mais pitorescos de Roma. É uma festa religiosa que se originou no século XIV, quando um grupo de pescadores, após uma forte tempestade, encontrou no rio uma imagem de Nossa Senhora.  

SEGURO VIAGEM:  
Ainda não tem Seguro Viagem? Faça sua cotação na SegurosPromo! Ela faz a comparação em várias seguradoras e com certeza você irá encontrar o melhor valor. Além disso, nossos seguidores ainda tem 5% de Desconto na hora de pagar, só utilizar o código VBPM5. Para garantir o seguro viagem com o melhor preço CLIQUE AQUI  !O Pagamento é feito no cartão de crédito ou boleto (Se escolher no boleto ainda ganha mais 5% de desconto). Ou para maiores informações sobre o seguro  CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Fontana de Trevi

O que fazer em Roma

A lista de lugares para se visitar em Roma é quase sem fim, mas aà­ vai um pequeno guia.    

 

Monumentos históricos da Roma Antiga:    

  • Coliseu: como ir a Roma e não fazer um tour pelo Coliseu né. O lugar pode ser considerado o sà­mbolo do Império Romano e começou a ser construà­do no ano 73 d. C. O passeio é uma viagem ao passado no lugar onde acontecerem diversos combates ente gladiadores que eram assistidos por milhares de pessoas, estima-se que a capacidade máxima era para 50 a 80 mil espectadores. Por ser um lugar muito visitado, a dica é comprar a entrada com antecedência.    
  • Fórum Romano: é onde se localizava o centro da vida na antiga Roma, cuja rua principal era Via Sacra, que ligava a Piazza de Campidoglio ao Coliseu. É lá que ficava a Curia, edifà­cio onde os senadores se reuniam. Além disso, há diversos templos, arcos e colunas.  
  • Monte Palatino: lá estão diversas ruà­nas de importantes construõees, como os palácios dos imperadores Augusto, Tibério e Domiciano. A dica é reservar meio dia para visitar o local. Ao comprar o ingresso para o Coliseu e Fórum Romano, você terá direito a visitar o Palatino (em português, Palacinho).  
  • Panteão ou Pantheon: é o mais preservado dos monumentos da Roma Antiga. Foi inicialmente construà­do em 27 a.C. e reconstruà­do em 126 d.C., durante o governo de Adriano com o intuito de ser um templo a todos os deuses. No século VII, foi doado à  igreja católica. Lá estão sepultados diversos artistas, o mais conhecido é o pintor e arquiteto Rafael.  

 


Vaticano:    

  • Basà­lica de São Pedro: maior templo da cristandade fundado em 324 pelo imperador Constantino. Você se fascinará com a grandiosa cúpula trabalhada por Michelangelo, que inclusive é aberta à  visitação e possui uma belà­ssima vista da cidade. Você também encontrará obras primas como: o Baldaquino de Bernini, La Pietà  de Michelangelo e a estátua de São Pedro em seu trono. Um lembrete: não é permitida a entrada de pessoas trajando bermudas e saias curtas, blusas sem mangas ou decotadas.    
  • Capela Sistina: é famosa pelos afrescos no teto pintados por Michelangelo, entre eles o mais famoso é a criação de Adão.    
  • Museus do Vaticano: recebe este nome, pois é um complexo de vários museus reunidos num só lugar. O acervo conta com obras de artistas famosos, peças romanas e egà­pcias, entre outras.  
Vaticano

 


 Praças e fontes em Roma:

  • Fontana di Trevi: projetada por Nicolo Salvi e concluà­da em 1762, a fonte barroca mostra Netuno de pé numa carruagem puxada por corcéis alados. É a mais famosa, onde as pessoas costumam jogar uma moeda, para retornar a Roma.  
  • Piazza Navona e Fontana dei quatro Fiumi: nesta praça encontramos três fontes, a mais famosa e bonita delas é Fontana dei Quatro Fiumi, criada por Bernini e inaugurada em 1651, representa os quatro maiores rios do mundo (Nilo, Ganges, Danúbio e Rio de la Plata).   A praça é conhecida também pelo filme “Anjos e Demônios”, e é onde fica a embaixada brasileira.  
  • Piazza Venezia: local bem central de Roma, ponto de partida para vários lugares de Roma, pois lá ficam vários pontos de ônibus. Nesta praça, foi construà­do o Momento Nacional a Vottorio Emanuell II em homenagem ao rei da Itália unificada.  Um ótimo local para tirar fotos é no centro dessa praça!
  • Piazza di Spagna e Fontana della Barcaccia: a praça recebeu este nome devido à  localização da embaixada espanhola. É famosa pela grandiosa escada que liga a praça à  Igreja Trinità  dei Monti, mas do que isso as escadas são um lugar onde as pessoas se sentam para conversar e comer, criando um ambiente bem agradável. Em meados de julho, os 135 degraus da escada são palco do desfile Donne Sotto le Stelle. No centro da praça fica a Fontana dela Barcaccia criada por Pietro Bernini para o Papa Urbano II.  

 


Museus em Roma:

  • Museus Capitolinos: é formado por dois prédios unidos por uma passagem subterrânea. Podem ser considerados os museus mais antigos da história, tendo sido criados em 1471 com a doação de uma coleção de bronzes do Papa Sisto IV. Possuem coleõees de obras pictóricas e escultóricas. Lá se encontra a famosa figura da Loba Capitolina.  
  • Museu Nacional Romano: é museu arqueológico de Roma, inaugurado em 1980, que contém peças de 500 a.C. a 300 d.C., retratando a história da Roma Antiga. Essas obras são divididas em quatro sedes: Palazzo Massimo alle Terme, Termas de Diocleciano, Crypta Balbi e Palazzo Altemps. O bilhete de entrada dá direito à  vista aos quatro museus.  
  • Galeria Borghese: a sede deste museu é um antigo palácio de uma das mais ricas e poderosas famílias da Itália e está localizado dentro da Villa Borghese, que é um belà­ssimo parque que por si só já é um agradável passeio. A galeria é um dos museus de artes mais prestigiados do país. O andar térreo é dedicado à s esculturas, e no segundo se encontra a Pinacoteca.  
  • Castelo de Santo à‚ngelo: inaugurado em 139 d. C., o castelo está à s margens do Rio Tibre e bem próximo ao Vaticano. Foi construà­do para ser mausoléu dos restos mortais do imperador Adriano e seus familiares e para servir de fortaleza e esconderijo, havendo uma passagem secreto usado pelos papas. Nos seis andares do castelo, você irá encontrar celas utilizadas por prisioneiros, apartamentos papais e uma maravilhosa vista de Roma no último andar.  

 


 Igrejas em Roma:

  • Basà­lica de São João de Latrão: considerada a mais importante das quatro maiores basà­licas, foi erguida em homenagem a São João Batista e João evangelista.   Edificada no século IV durante o governo de Constantino, foi a primeira igreja cristã. Ainda hoje, é nesta basà­lica que o Papa realiza sua bênção a cada quinta-feira santa.  
  •  Escada Santa ou  Scala Sancta: Fica localizada bem próxima a Basà­lica  de São João de Latrão. É onde você irá encontrar a famosa Escada Santa, composta por 28 degraus de mármore, que colocaram madeira em cima para poder proteger a escada. A tradição é subir de joelhos. Muitos não colocam no roteiro, mas com certeza foi um dos locais que mais nos emocionamos! Foi a escada que Jesus teve que subir para ser interrogado por  Poncio Pilatos.  A escada veio direto de Jerusalem, trazida por  Santa Helena.
  • Basà­lica de São Paulo Extramuros: é onde está sepultado o apóstolo São Paulo. Apesar de não estar localizada no centro da cidade, vale a pena a visita, pois é uma das igrejas mais exuberantes de Roma.  
  • Basà­lica de Santa Maria Maggiore: também é uma igreja muito antiga dedicada à  Virgem Maria. Nela, você verá diversos estilos arquitetônicos que compuseram sua construção ao longo da história.  
  • Basà­lica de São Clemente: dedicada ao papa Clemente I, a igreja retrata a história de Roma desde o inà­cio do cristianismo. Portanto, mesmo que não seja a maior basà­lica de Roma tem uma grande importância histórica.  

 


Compras em Roma:

  • Via del Corso: rua comercial no centro da cidade, próxima a vários pontos turísticos. Lá você encontrará marcas populares como Zara, Nike, H&M e Diesel.  
  • Piazza di Spagna e Via Condotti: ruas famosas pelas butiques, como Valentino, Fendi, Gucci e outras marcas italianas.  
  • Via del Governo Vecchio e Via dei Coronari: se você gosta de artigos vintage e antiguidades, estes endereços são perfeitos para o que você procura.  
  • Porta Portese: é o tà­pico “mercado de pulgas” que atrai os turistas mais curiosos. Lugar para bater perna e comprar produtos variados com preços bem acessà­veis.  
  • Campo de Fiori: esse famoso mercado existe há mais de 400 anos. Encontram-se barracas que vendem flores, queijos, massas e artigos como molhos pesto, trufas, além de roupas e outros objetos.  

Onde se hospedar em Roma:

Embora Roma seja uma das capitais europeias cujo preço da hospedagem é mais alto, é possível encontrar boas opções. Uma boa escolha é o centro histórico, perto da Fontana de Trevi, da praça Novona e do Panteão. Ficando nesta região, você conseguirá fazer a maioria dos passeios a pé mesmo. Mas caso você realmente tenha um orçamento muito limitado, a sugestão é ficar perto da estação Termini, no entanto é uma região onde se deve tomar um pouco de cuidado, principalmente à  noite. Para quem quer um pouco mais de tranquilidade, a região do Campo de Fiori pode ser uma alternativa, mesmo estando no centro histórico.  

Próximo ao Vaticano também é uma região bem agradável de ficar, já nos hospedamos umas 4 quadras do Vaticano e achamos a região excelente! Se estiver animado, da para ir caminhando tranquilamente para a região da Fontana de Trevi!

RESERVE SEU HOTEL EM ROMA:

Precisa reservar seu hotel?  Confira os descontos do Booking. Valores excelentes e uma ótima forma de pagamento. CLIQUE AQUI E CONFIRA


Transporte em Roma:

Em Roma, está a maior estação de trens da Itália e a segunda da Europa, Termini é a principal porta de chegada ao centro da cidade. De lá partem trens que vão para o aeroporto Leonardo da Vinci e diversas linhas de ônibus. É nesta estação que se encontram as linhas do metrô. Este, apesar de só possuir três linhas, é um ótimo meio de transporte para os passeios no centro histórico. O horário de funcionamento vai das 5h30 à s 23h30 (durante a semana) e até 0h30 aos sábados.  

Roma também possui muitas linhas de ônibus e bondes elétricos, que circulam das 5h30 até 0h, no entanto, algumas linhas trafegam de madrugada. Os bilhetes têm o mesmo valor que o metrô e podem ser adquiridos nas estaõees, tabacarias, bancas de jornais e pontos de ônibus.  

Alugar um carro não é uma alternativa muito viável, pois o trânsito de Roma costuma ser bastante confuso e complicado estacionar. Táxi e uber são boas opções, embora o primeiro tenha preços mais elevados.  

Partindo do aeroporto todas essas alternativas são possà­veis.  

E, por último, os passeios a pé são muitos convidativos e possibilitam uma experiência única. Mas é bom estar com um mapa em mãos.  

ALUGUEL DE CARRO EM ROMA:

Quer alugar um carro EM ROMA? É bem simples! Reserve seu carro na Rentcars  – CLIQUE AQUI  !!!  Eles comparam em mais de 100 locadoras de veà­culos, encontrando sempre o menor preço! Pagamentos em até 12x no cartão, sem a cobrança do IOF ou no boleto bancário com 5% de desconto . Para maiores informações,  CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

 


Quando ir a Roma:

Roma é uma cidade ótima para se visitar em qualquer época do ano. Com estaõees bem definidas, a data escolhida para a viagem depende de sua preferência. O verão (junho até agosto) costuma ser a época de alta temporada, havendo maiores preços e movimento, mas por outro lado é um perà­odo propà­cio para explorar as atrações ao ar livre.   Já nos meses de março até maio (primavera) e setembro até novembro (outono) o clima é mais ameno.  

 


Onde comer em Roma:

A Culinária de Roma é considerada uma das melhores do mundo! E realmente, quem gosta de Pizzas e Massas, vai amar a culinária local.

  • Centro Histórico:  Próximo a Fontana de Trevi, Pantheon, existem várias ruas com excelentes restaurantes locais e com valores excelentes.
  • Trastevere: Um dos locais ótimo para curtir a noite, bem animado e repleto de restaurantes.
  • Piazza de Navona: Uma praça com várias opções de restaurantes, com preços e comidas deliciosas- inclusive alguns possuem o prato econômico, conhecido como Menu Turista!
  • Piazza di Spagna: Aos arredores você encontrará ótimos restaurantes, do mesmo estilo que próximo a Fontana de Trevi.

 


Dicas de Roma:

  • Se você gostar de andar, essa com certeza será a melhor forma de conhecer a cidade.
  • A grande maioria dos restaurantes em Roma tem o famoso ” Menu Turista” O que seria esse menu turista? Nada mais é que uma entrada, o prato principal(Pizza/Massa) e um refrigerante ou copo de vinho, isso pode variar de local para local, mas existem esses menus a partir de 8/10 Euros, é uma boa forma de economia para comer em Roma.

Quantos dias ficar em Roma

Não tem um número certo de dias, mas quanto mais você conhece de Roma, mais quer conhecer! Acreditamos que para poder aproveitar bem a cidade, uns 5 dias seja suficiente, porém, caso queira ficar menos, também é possível conhecer e aproveitar o local! Se você esta com tempo, o ideal é ficar até 1 semana, para poder aproveitar os arredores também, quem sabe um bate e volta em Florença ou outra cidade próxima?


Cruzeiro Saindo de Roma:

Isso mesmo! Que tal aproveitar sua visita e ainda curtir um cruzeiro! Além de ter valores excelentes, você poderá conhecer outros países na sua viagem!

Nós fizemos um cruzeiro saindo de Barcelona, e passava por Roma, Marselha e Savona! Caso queira, saiba como é fazer um Cruzeiro pela Europa:

Como é fazer um cruzeiro pela Europa.


Dicas para Sua Viagem:

Procurando sua Passagem? Não deixe de ficar de olho em nosso site para receber as melhores promoções de passagens, se preferir você pode fazer sua pesquisa personalizada

Baixe nosso aplicativo para receber todas as dicas e promoções em seu celular em tempo real, esta disponível gratuitamente da App Store e Play Store:

INTERNET EM ROMA:

Quer ter internet durante toda a sua viagem, manter seu número de WhatsApp e sair com o Chip do Brasil?  CUPOM DE DESCONTO NO CHIP DE INTERNET ILIMITADA EM ATÉ 140 PàISES da EASYSIM4U: 15% DE DESCONTO. Para ter esse desconto é bem simples, só colocar o código VBPM15!!!O desconto é válido para todos os planos.

RESERVE SEU HOTEL:

Precisa reservar seu hotel em Roma?  Confira os descontos do Booking  Valores excelentes e uma ótima forma de pagamento.

ALUGUEL DE CARRO EM ROMA:

Quer alugar um carro em ROMA? Reserve seu carro na RentCars!!! Pagamentos em até 12x no cartão, sem a cobrança do IOF ou no boleto bancário com 5% de desconto e ainda compara em mais de 140 locadoras de veà­culos, encontrando sempre o menor preço!

SEGURO VIAGEM:
Ainda não tem Seguro Viagem? Faça sua cotação na SegurosPromo! Ela faz a comparação em várias seguradoras e com certeza você irá encontrar o melhor valor. Além disso, nossos seguidores ainda tem 5% de Desconto na hora de pagar, só utilizar o código VBPM5. O Pagamento é feito no cartão de crédito ou boleto (Se escolher no boleto ainda ganha mais 5% de desconto).

Cupons de desconto para sua Viagem

 

2 comentários em “O que fazer em Roma – Guia completo com dicas de Roma”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *